quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

ÁGUA, UM BEM ESSENCIAL PARA A VIDA


Por Sara Rodrigues Coutinho – Jornalismo 7º
sara_rc05@hotmail.com

O desperdício de água no Brasil é suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas. Nas capitais brasileiras é desperdiçado em média 2,5 milhões de litros de água - Os dados são do Instituto Socioambiental. No Piauí a Agespisa tem realizado investimentos para diminuir o desperdício de água tratada no Estado.
Desde 2005 a equipe de serviço social da Agespisa tem ministrado palestras educativas em escolas da rede municipal, estadual e particular de Teresina, Parnaíba e Floriano. Com o objetivo de orientar as crianças desde cedo a importância da preservação da água para a permanência da vida no planeta. Durante as palestras são exibidos filmes, cartazes e folhetos ilustrativos sobre como evitar o desperdício de água.
No período de maior consumo de água tratada devido a elevação da temperatura, a Agespisa intensifica a campanha da importância da água, distribuído folhetos com dicas de economia de água em praças públicas e mercados da capital piauiense.
Como forma de incentivar o debate sobre os problemas ambientais nas escolas, a Agespisa lançou o concurso com o tema – A importância da água para a vida no planeta. O concurso está sendo realizado nos municípios de Teresina, Floriano e Parnaíba. As inscrições foram prorrogadas no município de Parnaíba até o dia 14 desse mês.
Segundo Duse Lages, gerente de serviço social e educação ambiental da Agespisa, a empresa adotou outras medidas que contribuíram significativamente para a diminuição do desperdício de água, como a instalação de hidrômetros em residências da capital e a substituiu da tubulação de amianto para tubos de PVC. “As tubulações de amianto se desgastam com muita facilidade, o que provocava muitas infiltrações e desperdício de água” completa Duse.
A água é um bem essencial para a existência de vida no planeta. Por isso Duse Lages orienta a todos sobre a importância de economizar e evitar o desperdício da água tratada. “Quero alertar principalmente aqueles que usam mangueiras em casa ou no trabalho. Cuidado com esse instrumento, devido a sua comodidade ela provoca muito desperdício de água. Vamos economizar para não faltar água tratada para as gerações futuras”, finaliza Duse.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu achei muito enteressante pq explica td q agente precisa saber e ajuda para fazer trabalhos bons e com este texto consiguimos tirar um 10 no trbalho parabens para quem escrever bruna camargo