terça-feira, 9 de novembro de 2010

Palestra de jornalista da Folha de São Paulo acontece hoje

Por Mara Vanessa - AGECOM

Porta-voz de dúvidas e reclamações do leitor. Essa é uma das facetas do ombudsman, termo de origem sueca , cuja denominação foi abraçada pelo seio jornalístico para designar o representante dos anseios de um público cada vez mais participativo e questionador.

Utilizado na imprensa norte-americana desde a década de 1960, o ombudsman só chegou ao Brasil em 1989, implantando pelo jornal Folha de São Paulo, um dos veículos de comunicação impressa com nome que mais parece sobrenome, tal é a aura de credibilidade e fidelização formada diante do jornal.

Mas qual é a importância desse tipo de profissional na Comunicação? Quais os efeitos da presença do ombudsman dentro da mídia? Ele tem autonomia suficiente para atuar em um meio dominado pela política mercadológica e empresarial?

Para responder estas e outras perguntas, a III Semana de Comunicação do CEUT traz ao Piauí a jornalista Suzana Singer, décima profissional a ocupar o cargo de ombudsman na Folha. A palestra acontece hoje, 09, às 19:30 horas, no Ginásio Alberto Bona Neto, na faculdade CEUT.

Suzana é filha do economista Paul Singer, conhecido por sua militância no movimento trabalhador e sindical ainda na década de 1950. Professor universitário e entusiasta de um modelo econômico igualitário, Paul Singer lançou importantes obras, dentre as quais estão "O Capitalismo - sua evolução, sua lógica e sua dinâmica", "Introdução à Economia Solidária," "Globalização e Desemprego: diagnósticos e alternativas", entre muitos outros.

A ombudsman da Folha, que trabalhou como secretária de redação do jornal, assumiu o cargo em abril deste ano, substituindo Carlos Eduardo Lins da Silva, jornalista e pesquisador, consagrado pela postura de comprometimento e engajamento dentro e fora das redações.

O encontro promete ser um espaço de debate, interdisciplinaridade, reflexão e questionamentos, fazendo jus ao desafio proposto pela III Semana de Comunicação aos alunos, professores e profissionais da área.

Nenhum comentário: