terça-feira, 28 de agosto de 2012

A revolução dos livros



          Com a facilidade que produtos tecnológicos nos proporcionam, é aceitável que ao longo dos anos estamos nos adaptando com uma nova forma de viver, em que quase tudo gira em torno de máquinas e aplicativos. Mas será que estamos mudando todos os nossos hábitos por conta disso?
          Houve certa preocupação, por exemplo, quando surgiram os “e-books”, livros em que basta fazer o download para o computador ou outros aparelhos específicos, e você pode ter acesso à diversas obras por um preço algumas vezes mais barato do que se fossem impressos. Mas incrivelmente fugindo da regra, nunca se vendeu tantos livros impressos no Brasil e nem tantos autores nacionais tiveram seus trabalhos reconhecidos como agora.
          Atualmente a prova viva de que livros estão sendo mais vendidos, é a escritora mineira Paula Pimenta. Aos 36 anos, Paula está sendo considerada no Brasil uma das celebridades mais idolatradas no meio jovem. Ela lançou a série de livros de quatro volumes “Fazendo Meu Filme” com início em 2008, e desde então já vendeu mais de cem mil cópias. O mais interessante é que Paula Pimenta depois que lançou o primeiro livro da série, que em oito meses teve sua primeira tiragem esgotada, escreveu os outros três a pedidos dos fãs.
          A mineira hoje viaja o Brasil inteiro fazendo a divulgação do seu trabalho em eventos literários, onde ela atende filas quilométricas de jovens que esperam por autógrafos e fotos. Seria Paula uma exceção? Provavelmente não, pois na última Bienal do Livro de São Paulo, muitos autores nacionais mostraram estar tão bem em vendas de livros quanto ela.
          A tecnologia é necessária e facilitadora de muitas coisas, mas até agora quando o assunto é literatura, os amantes de livros utilizam redes sociais e aplicativos para trocar informações entre outras coisas, mas nada substitui o prazer de ter em mãos aquele livro tão desejado! Se essa realidade vai mudar não sabemos, mas provavelmente a tradição ainda terá vida longa. 

Texto:  Lenna Anjos - Réporter / Estudante 
Imagens: we heart it

Nenhum comentário: