quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Enquete opinativa - Eleições 2012

Você acredita que os candidatos a prefeito e vereador estão aptos a atenderem a todas as necessidades da capital piauiense?

Maria Helena de Oliveira 
Jornalista e Publicitária (PUC-RJ)
Mestre em Políticas Públicas (UFPI)
Doutoranda em Políticas Públicas (UFPI)

          A princípio nenhum candidato está preparado para atender a todas as necessidades da cidade, por isso eles precisam de uma equipe bem preparada, organizada e capacitada para ajudá-los nessa tarefa. Lógico que nós temos alguns candidatos que têm uma experiência na política e conhecem de perto as principais necessidades da população, outros porque participam de movimentos sociais e, por estarem próximos à gestão pública, acabam se deparando com os problemas, mas mesmo assim eles sabem da condição de que sozinhos não conseguem administrar a cidade e suas necessidades.

Ana Lúcia Vaz 
Especialista em Contabilidade Pública e Auditoria Governamental

          Nós que trabalhamos com a contabilidade pública não podemos fazer um julgamento desses candidatos porque a maioria deles está se candidatando pela primeira vez, por isso, não conhecemos o desempenho deles como gestores públicos. Mas aqueles que já estão há um bom tempo na política, esses sim nós podemos avaliá-los e julgá-los se estão aptos ou não para atenderem as necessidades da população e de toda a cidade. E para que essa análise ocorra é necessário que se tenha acesso aos dados contábeis da administração passada ou até mesmo a atual. A partir daí, saberemos se o candidato está apto ou não para exercer o cargo.


Moisés Nelson Barbosa 
Funcionário Público – 47 anos
          Há de se concordar que as necessidades da cidade são imensas, mas eu acredito que os candidatos não estão preparados para atendê-las, porque muito deles estão ali não representar o interesse do povo, mas principalmente os interesses pessoais e empresariais.




Cayo Fernandes de Araújo Sousa
Estudante de Fisioterapia – 22 anos 
          Acredito que não. Na verdade o que está acontecendo é uma guerra entre os “podero-sos”. Os candidatos que hoje estão dispu-tando à vaga na prefeitura deixam de mostrar para o povo suas propostas para poderem se confrontar uns com os outros com a intenção de ridicularizar o adversário.
   
Jefferson do Nascimento Costa
Estudante – 20 anos

          Vejo que muitos dos candidatos não estão aptos a atender os interesses da população em geral, porque a maioria se candidata para favorecer um familiar, um amigo ou a si pró-prio. Para administrar uma cidade é necessá-rio se ter um grau de entendimento bem eleva-do em todas as áreas, desde a humanas até a contábil.

Nenhum comentário: