sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Parabéns, "filha do sol do equador"

          Localizada na Região Nordeste do Brasil, o Piauí é o 18º estado brasileiro mais populoso.
          Antes mesmo de o Brasil ter sido colonizado pelos portugueses, a região onde hoje localiza-se o estado do Piauí, era povoada por diversas tribos indígenas, entre elas pode-se citar os Tremembés, Pimenteiras, Gueguês, Gamelas, Jenipapos, Guaranis, Cabuçus, Muipuras, Aitatus e Amoipirás. Porém, essas tribos, junto às demais, com o tempo foram dizimadas.
          Diversas  expedições foram enviadas com o objetivo de explorar e colonizar a região, mas isso só se deu em meados do século XVII, período pelo qual os bandeirantes da Bahia e de São Paulo povoaram o estado piauiense. A partir daí, iniciaram o processo de instalação na região.
          Os primeiros povos foram reunidos e a chamada vila Mocha que, posteriormente, já considerada cidade, foi nomeada a capital piauiense, foi renomeada como Oeiras.
          Outros bandeirantes, que vieram também em expedições dos estados Maranhão e Ceará, trouxeram para a região diversas atividades, entre elas a pecuária que resultou no rápido desbravamento do território.
          Um nome de destaque na história do Piauí é o capitão Domingos Afonso Mafrense, o também considerado Domingos Sertão, que fundou diversas fazendas de pecuária prosperando ainda mais a região. Domingos Jorge Velho também foi outro bandeirante de destaque na história do Piauí.
          Em 1811 o estado, enfim, tornou-se capitania e lutou pela independência até 1823. E a partir de 1852, Teresina foi nomeada a capital piauiense, em substituição de Oeiras.
          Os movimentos revolucionários que mais agitaram a história do Piauí foram, a Balaiada, a Insurreição de Cunho Popular e a Confederação do Equador.

Texto: Fernando Brito - Repórter / Estudante
Fonte: Portal do Governo do Estado do Piauí

Nenhum comentário: