quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Conversa Afiada: Desafios e Mancadas no mercado para iniciantes de Jornalismo


Samara Jericó 
Jornalista, Empresária e Professora do CEUT.
(Mediadora)
"No início da carreira de um jornalista, o medo faz parte. É preciso que você trabalhe esse medo. E a dica principal é arriscar, ser ousado".

Marcelo Magno
O Jornalista Marcelo Magno começou sua carreira de comunicador como radialista da Rádio Clube FM. Se formou na primeira turma de Jornalismo da Faculdade CEUT e atualmente é estudante de Direito. É o apresentador do programa noticiário da TV Clube, Piauí TV 1ª Edição, que segundo pesquisa é um dos jornais de maior audiência no horário. "Aproveitem o curso e as oportunidades que surgirem o máximo possível. Eu aproveitei mais o curso e as oportunidades nos últimos anos da academia, devido principalmente da ajuda da professora Samara Jericó, quando ela era da Antena 10. Dificuldades". 

Andressa Figuerêdo
Formada em Jornalismo pela Faculdade CEUT no primeiro semestre de 2012, iniciou no web jornalismo no 180graus, em 2009, na TVCanal13.com e no rádio jornalismo da Rádio Verdes Campos Sat, nos anos de 2009 a 2011. Assumiu a Assessora de Imprensa na empresa Comunicações Sem Fronteiras, em 2011, cuidando de clientes políticos, culturais e sindicais. Posteriormente, assumiu a assessoria de imprensa do Instituto ProBem em 2011.
"Quando comecei a trabalhar foi muito difícil e passei por alguns tropessos e mancadas que me fizeram crescer profissionalmente ainda mais. Um caso que ocorreu, foi quando fui fazer uma entrevista com o prefeito Sílvio Mendes de um evento que aconteceu às 9:30. Ele perguntou, "Que horas são?", e eu respondi: "São 10 horas". E em resposta ele falou: "Pois da próxima vez venha mais cedo porque repórter não se atrasa".

 

Daniel Silva
Repórter, Blogueiro e Editor da revista e Blog BrJus no 180graus. Formado em Jornalismo em 2010 pela Faculdade CEUT. Formado pelo CEUT em 2009, niciou no Jornalismo Online em novembro de 2007 no portal GP1. Em 2008 para o TVcanal13.com. Assumiu a assessoria da Paróquia de São Cristovão em 2009. Em 2010 editor do Portal RG.com. Mantinha um blog, dnoticias.blogspot.com. Coordenador e repórter no portal Clicapiaui.com. Ainda em 2010 entrou no 180graus e assumiu como Editor do Projeto BrJus (blog, revista, site, palestras, cursos e prêmios) que está em andamento.
"Sempre me identifiquei com o jornalismo online, e o maior desafio no início da minha carreira como jornalista foi quando fui fazer um teste para um portal daqui de Teresina. O teste consistia em fazer duas matérias, uma na editoria política e outra na editoria polícia. Na polícia eu até me sai bem, mas o resultado na matéria de política saiu péssima (risos). Mas os que analisaram o meu texto viram minha matéria de polícia, gostaram e menos de uma semana depois fui contratado".

Fotos: Natalia Hisse

Nenhum comentário: