segunda-feira, 29 de abril de 2013

IV Jornada Interdisciplinar de Saúde da Faculdade CEUT


O evento reúne profissionais e estudantes da saúde debatendo sobre assuntos referentes ao curso de Nutrição, Fisioterapia e Enfermagem

AGECOM.Foto/Mayara Soares
          Foi realizada nesta segunda-feira (29) a abertura da IV Jornada Interdisciplinar de Saúde, da Faculdade CEUT, com o tema “Integrando Conhecimento para excelência em Saúde”.
          O evento, que é uma realização dos alunos da IES nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição tem o apoio das coordenações dos respectivos cursos. A abertura aconteceu no horário das 18h no auditório do Centro de Ensino Unificado de Teresina,
          Lília Maria Monteiro, mestrando em Ciências e Saúde pela Universidade Federal - UFPI, e coordenadora do curso de Nutrição, aponta a importância da discussão, pois o atendimento multiprofissional melhora não só no diagnóstico do paciente, mas também nas prevenções.
          Liana Cardoso Andrade fisioterapeuta, doutoranda em Engenharia Biomédica e coordenadora do curso de Fisioterapia do CEUT complementa que isso auxilia no trabalho do profissional, que saberá encaminhar o paciente para outras áreas que sejam necessárias para melhorar os resultados de possíveis tratamentos, por exemplo.
          Hoje, a mesa-redonda abordou o “Atendimento Multiprofissional em Urgências e Emergência”. Os debatedores convidados foram os profissionais David Reis Moura, especialista em Fisioterapia em Traumato Ortopedia e em Fisioterapia Intensiva; Andreia Karla de Carvalho Barbosa Cavalcante, docente do CEUT e enfermeira intensivista do Hospital Getúlio Vargas, especialista em Saúde Pública e Enfermagem em Terapia Intensiva; e a odontóloga e doutoranda em Biotecnologia em Saúde, Daniela Mouta.
          Amanhã, último dia do evento, a mesa-redonda abordará o tema “Home-Care: atuação do enfermeiro, fisioterapeuta e nutricionista na assistência ao idoso” com as convidadas Átila Sâmia, enfermeira e sócia na empresa Humanizar Clinica de Enfermagem; Heidene Rocha, especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva; e Vania Marisa Vasconcelos, nutricionista, especialista em Nutrição Materno-infantil.
          A Coordenadora Liana explica o funcionamento das mesas-redondas. "Será feita uma pergunta a cada profissional, direcionando assim para Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição, abordando assuntos que interessem as três áreas".

Texto: Mayara Soares - Repórter / Estudante
Edição: Fernando Brito

Nenhum comentário: