sexta-feira, 19 de abril de 2013

Semana dos Povos Indígenas inaugura Projeto Oca Visual

O Projeto tem por objetivo trabalhar elementos visuais usados na arte indígena e trazê-los para as telas de pintura e para a fotografia

Farred Ferreira, aluno do Curso de Artes
(Foto:Catarina Santiago)
           No Museu do Piauí, acontece nesta sexta-feira (19), a 10ª semana dos Povos Indígenas, com vasta programação até próxima sexta (26). O evento teve pela manhã a abertura oficial, com a presença de Yuri Fernando, representante da FUNAI de Piripiri, e do Cacique José Guilherme e comitiva dos Tabajaras. Após a abertura oficial da Semana, ocorreu a inauguração da exposição “Projeto Oca Visual”.

            Segundo o professor Paulo Fernandes, coordenador da exposição e responsável pela disciplina Programação Visual da UFPI, o Projeto Oca Visual surgiu a partir da "ideia de trabalhar elementos visuais usados na arte indígena, sejam aqueles aplicados ao corpo dos índios, ao seu ambiente natural ou a sua arquitetura, e trazê-los na forma de telas, fotografias e ambientação". A exposição conta om 24 telas e 56 fotografias expostas, com ambientação típicamente indígena.

          Segundo a diretora do Museu, Dora Medeiros, a Semana vem sendo responsável pela manutenção da questão indígena em pauta no Estado. “Felizmente vivemos um momento onde os remanescentes indígenas do Piauí começam a se manifestar cada vez mais. E o Museu teve e continua tendo um papel decisivo nesse processo ao manter uma agenda de discussão anual com a realização da Semana. Agora, é preciso ir além do resgate. Precisamos ajudar na promoção desses direitos, mas isso passa por uma mobilização de toda a sociedade, envolvendo remanescentes, órgãos públicos, pesquisadores e pessoas preocupadas com a situação do índio no Piauí”, ressalta Dora.

           Dados  levantados pelo IBGE - Instituto de Geografia e Estatística em 2010, informam que o Estado do Piauí possui aproximadamente 3 mil pessoas que se autodeclaram indígenas. Para Dora Medeiros isso confirma que os indígenas piauienses “estão ficando mais confiantes”. “Uma barreira grande já foi quebrada quando nem sequer se reconhecia que no Piauí havia índio por causa do quase extermínio e da migração em peso, principalmente, para o Maranhão. Mas pouco a pouco, os remanescentes vêm fortalecendo sua identidade. Quem pensa que índio urbano não é índio esquece que o desejo dessas pessoas de preservarem a sua cultura e memória é algo maior”, enfatiza.
Uma das obras espostas. Projeto Oca Visual
(Foto: Catarina Santiago)

          No Piauí, são identificadas três etnias indígenas: os Tabajara em Piripiri, os Cariris, em Queimada Nova, e os Codó Cabeludo, em Pedro II. No entanto, pesquisas relatam que existem outras, como os Pimenteiras em Uruçuí Preto.

           Em 1943, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, o Dia do Índio. Segundo informações do portal do Museu do Índio, no Rio de Janeiro, trata-se de uma data que precisou de aprovação do governo americano quanto às normas indispensáveis à orientação das políticas indigenistas, com a finalidade de valorizar a cultura indígena, destacar sua importância e favorecer a preservação e o respeito aos direitos humanos.

          A partir disso, em 1944, a celebração da data é realizada no Brasil com divulgações, atividades educacionais e eventos destinados à cultura indígena. Em 1967, foi criada a FUNAI, uma entidade vinculada ao Ministério da Justiça que tem o objetivo de viabilizar através da política de recursos efetivos, visando à proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas, segundo o site da FUNAI.

Texto: Jonalisa Costa - Repórter / Estudante
Edição: Fernando Brito
Fonte: CCom PI

Um comentário:

LEON KOSTA, "-São Paulo " disse...

..COMEMORAÇÃO DO DIA DO ÍNDIO !!
...ESTE ARTIGO SERVE PARA REFLEXÃO PARA NOSSOS POLITICOS QUE SÃO VERDADEIRAS TRIBOS DE PARTIDOS QUE VÃO NOS EVAR A ONDE ?
...DEVEMOS CUIDAR COMO SE FOSSEM CRIANÇAS ACHADAS PERDIDAS NAS MATAS E FLORESTAS NESTE IMENSO BRAZIL, CUIDANDO COM AMOR E TRATANDO-OS COMO VERDADEIROS REIS DESTA TERRA, COMO SE FOSSEM NOSSOS FILHOS QUE SÃO OS LEGÍTOS BRASILEIROS!!
...COM CERTEZA O TODO PODEROSO PAIS DA TERRA E SOL NOS ABENÇOARIA, SEM SECA , MAIS ALIMENTOS , SEM FOME E MAIS JUSTIÇA E MENOS VIOLÊNCIA !! ..PARABÉNS CEUT PELO ARTIGO !!