sexta-feira, 25 de maio de 2012

Inscrições para o ENEM se iniciam nesta segunda


          O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (24) informações importantíssimas a respeito da edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As inscrições para as provas terão início na próxima segunda-feira (28) e os candidatos podem fazer sua inscrição até o dia 15 de junho através do Portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa) http://www.enem.inep.gov.br/.
Alunos de escola pública continuam insentos da taxa de inscrição. Já os alunos de escolas particulares terão que desembolsar o valor de R$ 35,00 que há 11 anos, desde a edição de 2004, continua o mesmo.
          Para a edição desse ano, o ENEM sofreu alguns alterações substanciais com incidência maior na correção da Redação. Na correção dos textos produzidos pelos candidatos serão avaliados 5 itens diferentes por 2 corretores: domínio da língua portuguesa, compreensão do tema proposto, capacidade de selecionar e organizar ideias, demonstração de conhecimento sobre o tema e apresentação de solução para a proposta dissertativa. Cada item receberá uma nota de 0 a 200 pontos.
          Caso a diferença entre as duas correções for maior que 20%, a redação será avaliada por um outro corretor que dará a nota final. Se a nota do terceiro corretor persistir com a mesma diferença, o texto será repassado a uma banca composta por três professores que darão a nota final e definitiva. Além de todas essas mudanças, o candidato poderá visualizar a sua prova corrigida.
          "Mudamos substancialmente o sistema de avaliação da redação para que haja maior objetividade e segurança aos estudantes. É uma avaliação com muito mais rigor para que tenhamos uma avaliação justa", afirmou Aloizio Mercadante, Ministro da Educação.
          Criado em 1998, o ENEM tem avaliado o nível da educação no Brasil e a formação acadêmica do estudante no fim da educação básica. Além disso, desde 2008 passou a ser porta de entrada para universidades públicas e privadas, através de programas como o PROUNI e o Fies, além da certificação de jovens e adultos no Ensino Médio.

Texto: Fernando Brito 
Fonte: Portal INEP

Nenhum comentário: