terça-feira, 2 de setembro de 2008

15° SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS




Por: Sara Rodrigues e Lya. - 5° C

O 15° Salão Municipal de Artes Plásticas exibe em Teresina a arte erótica. É a primeira na história da cidade que esse tema é exposto num salão de artes. A temática premiou dois talentos piauienses. A idéia é de sempre homenagear um artista da terra. Com intenção de realizar um contraponto com a temática, neste ano o homenageado é o nosso Mestre Expedito, artista consagrado na escultura de imagens sacras. O Salão é realizado pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves e integra a programação oficial do aniversário de 156 anos de Teresina.
O piauiense Urubu Jr. recebeu o prêmio especial na performance dos novos artistas, com a obra A Piranha do Parnaíba. O artista conseguiu unir materiais distintos de forma harmoniosa, atribuindo ao objeto uma universalidade, apesar da obra ser de caráter regionalista. Já Elon Constantino, ganhou o prêmio Menção Honrosa da arte Erótica com a pintura sem título, onde o artista enfoca um vazio que é preenchido por um erotismo não identificador, silêncioso e ao mesmo tempo clássico.
O tema foi proposto pelo artista plástico Amorim Avelar, atual coordenador de artes plásticas da Casa da Cultura. Ele explica que no decorrer da história da arte esse tema sempre foi abordado, mas que mesmo assim, ainda hoje, existe certo receio quando se fala em erotismo. Segundo ele, o tema sofreu críticas, por tratar-se de particularidades do ser humano.
O concurso nacional reuniu aproximadamente o trabalho de 90 artistas um total de 126 inscritos no Piauí e de outros Estados. O objetivo é dinamizar o movimento artístico do nosso Estado, abrindo oportunidades para novos artistas e proporcionar a interação com artistas de outras regiões. As obras ficam expostas na Casa da Cultura até o dia 09 de Setembro, somente para maiores de 14 anos.

Nenhum comentário: