Por Layani Prado
layaniprado@yahoo.com.br
@layp
Olhando sites de mais de 150 empresas no Brasil é fácil perceber que a maioria deles tem um link para sustentabilidade. Geralmente é o link com a foto ou desenho de uma árvore e um texto lúdico bem escrito sobre a preocupação da empresa com sustentabilidade. Sim, o site fala da preocupação, mas as ações que a empresa de fato executa é inexistente.
Falta um plano de ação nestas empresas para tratar de sustentabilidade. Andar com uma camiseta estampada viva o verde porque está na moda não trás responsabilidade ecológica.
Falta transparência das empresas em mostrar abertamente seus planos gerenciais de ações sustentáveis, falta mais pra mostrar a população o que está sendo feito e principalmente em mostrar os resultados.
A revista Exame premiou este mês as empresas que têm maior responsabilidade sustentável, a Wallmart ficou em primeiro lugar. Mas será que os consumidores averiguam essas ações e sequer participam das ações da empresa para fazer com que o planejamento sustentável da empresa dê certo?
Hiperbompreço é uma empresa que tem filial em Teresina do grupo Wallmart, mas quantas pessoas saem da empresa carregando as sacolas ecologicamente corretas disponíveis pra compra do supermercado? Em um dia inteiro de observação do consumidor eu digo: nenhuma. Não vi nenhum consumidor que não estivessem com as sacolas plásticas. A empresa tem que fazer mais planejamento sustentável e ainda são premiadas por fazer nada mais que a obrigação. Mas o planejamento no papel é realmente digno de prêmio, mas o quanto essas empresas estão fazendo para que esse plano atraia realmente o consumidor e que os dois trabalhem juntos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário