por Sarha Tavares
7c jornalismo
O ambientalista Alcides Soares Filho, Secretário Municipal do Meio Ambiente de Luís Correia- PI, fala da necessidade da conscientização em relação ao meio ambiente, e medidas de preservação ambiental. Para ele os meios de comunicação por serem os maiores formadores de opinião precisam ter uma maior visibilidade do meio ambiente. Alcides defende a importância do jornalismo ambiental para a sociedade e a carência dessa área nos meios de comunicação local.
Porque você resolveu trabalhar como ambientalista?
A necessidade de nós criarmos clientes, ouvintes e telespectadores para a compreensão de que nada é isolado, tudo está conectado. O jornalismo ambiental é efetivamente uma escolha cidadã, porque o que acreditamos que mais do que cidadania nós temos que praticar e exercer a eco cidadania. E essa eco cidadania é a compreensão de que se tudo está conectado a tudo eu tenho uma parte que me cabe para manter essa conexão ativa, logo a necessidade da geração de conteúdo ligado ao jornalismo ambiental.
Como você vê o mercado aqui no Piauí para jornalismo ambiental?
Absurdamente viável, a uma carência enorme para que nós não sejamos apenas anunciadores de tragédias anunciadas ou acontecidas é a educação ambiental. Ela está conectada com a nova cidadania verde. O jornalista ambiental tem uma missão cidadã não menos, não mais valiosa que o jornalista tradicional mais aquela de fazer que sua atividade profissional gere a percepção da natureza fazendo parte da vida das pessoas. Nós estamos numa guerra contra a natureza e nós vamos perdê-la. Ao contrario daqueles que possam imaginar que não há o que dizer, nem o que falar de meio ambiente fora de reportar tragédias anunciadas eu os desafio, invistam nas cartilhas, nos programas, nas edições, nas diferentes multimídias para que a eco cidadania seja mais que anunciada praticada. E não deve restringir apenas aos jornalistas, mas aos publicitários também.
Em sua opinião fazer jornalismo ambiental não é muito arriscado, pois você pode mexer com gente muito grande, com pessoas muito poderosas que usam e abusam da natureza e muitas vezes não fazem nada em troca?
O poder econômico é um componente de filtragem de censura e de impedimento real ante essa questão. Efetivamente se você investir no desastre ou na causa dele mais no instante que você investe na eco cidadania ao invés de não anunciar o desastre que aconteceu, vai gerar um impacto com a sociedade dos recursos que ela tem a disposição para que isso não venha acontecer. Aliás, os desastres ambientais acontecem e não acontecem na mídia efetivamente porque nós consumidores não estamos sensibilizados para prestarmos atenção no que nos circunda. A qualidade da informação passa pela percepção desta demanda. Não é apenas denunciar é de comprometer. O jornalismo ambiental embora seja qualificado como uma especialização porque há uma necessidade de informação, mas ela como atividade profissional deve ser buscada como uma atividade profissional e empreendedora também. A necessidade de conteúdo nessa área local é muito grande, é preciso desenvolver conteúdo daqui, para ser global você precisa ser muito bom local se não vai ser bobal. E eu posso me qualificar sem nenhuma vaidade de um exemplo disso. Hoje nós temos mais de 250 mil fotogramas sobre o Piauí, nós temos um produto ligado ao jornalismo ambiental que é o Canal Verde.Tv, nós temos experimentos hoje na rede Brasil com o Canal Verde diário de 10min e o Conexão Verde. Temos na TV Cidade verde aos sábados o descobertas. À necessidade de um equilíbrio entre você fazer a publicidade daquilo que não acredita e buscar uma linguagem que seja justa, correta e ética.
Qual a importância do jornalismo ambiental para a sociedade?
O jornalista ambiental tem uma missão cidadã gerar a percepção da natureza fazendo parte da vida das pessoas. A necessidade da conscientização das pessoas em relação ao meio ambiente. O jornalismo ambiental é uma atividade empreendedora porque pouco se publica pouco se edita de conteúdo pertinente ao tema que sejam compreensíveis que tenham uma linguagem, que as fotografias não sejam uma paisagem andina ou alpina. O Piauí tem uma luz extraordinária cinco grandes eco sistemas no seu território, nove rios perenes e uma extraordinária biodiversidade , nos estamos entre o sertão e a floresta amazônica esta região que chamamos de meio norte é uma região ecologicamente riquíssima em biodiversidade. Por isso aqui o jornalismo ambiental é uma grande oportunidade de negócio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário