segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Projeto ajuda famílias para uma melhor qualidade de vida

Por Lenny Moura - 3° periodo - Jornalismo


Com a primeira doação de RS 1.800, o Centro Integrado da Criança e Adolescente (CINCRACRE) surgiu numa casinha de palha na Vila Irmã Dulce, em 1999. E a partir daí com a ajuda de voluntários e projetos sociais vem se mantendo na busca de uma qualidade de vida para as pessoas assistidas pelo projeto.
A entidade assiste 2.629 famílias da Vila Irmã Dulce e 529 crianças de 0 a 12 anos estudam no local. No CINCRACRE essas crianças têm acesso a vários serviços educacionais, modalidades esportivas e ensino religioso. O projeto também oferece aos pais e a toda comunidade mini cursos qualificando essas pessoas para mais uma geração de renda.
“O objetivo principal do CINCRACRE é fazer com que nossas crianças tenham uma visão ampla de mundo para se tornarem cidadãos críticos” afirma Irmã Graça, diretora da entidade. Ela afirma também a importância de ensinar para essas crianças o que é cidadania.
O Centro é mantido com a doação de voluntários, pela SEMEC que ajuda no pagamento de profissionais qualificados para uma boa educação e pelo projeto Mesa Brasil, que é um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável que doa alimentos para varias instituições de todo o país, contribuindo para diminuir o abismo da desigualdade social.


Alunos freqüentam a creche desde pequenos


“Eu gosto de vir para cá, por que aqui eu estudo, brinco, tomo café, almoço, merendo...” Esse foi o depoimento de um dos estudantes do CINCRACRE, o Carlos Henrique, de apenas oito anos que frisa que a parte que ele mais gosta é a hora da alimentação.
Carlos disse que chegou na creche com menos de um ano e que começou a estudar lá por que sua mãe trabalha na mesma. Garoto bem extrovertido, fala que aprende muitas coisas e que está “jogando capoeira” e ensaiando uma peça teatral para as festas de final de ano.
O CINCRACRE funciona em tempo integral, com aulas normais pela manha e reforço a tarde para os alunos. A maioria das crianças que estudam lá freqüenta desde quando tinham menos de um ano. “Eles começam desde cedo a irem para o CINCRACRE para que não cresçam na rua”, afirma Irmã Graça.
Alguns alunos que começaram cedo na creche, já se tornaram voluntários. É o caso de Daiane, de 16 anos que chegou lá para estudar ainda quando criança e com o ensino profissionalizante oferecido pela instituição, hoje ajuda na qualificação de outras crianças. “É uma maneira de eu adquirir certa experiência para no futuro eu entrar no mercado de trabalho”, disse Daiane, feliz por fazer parte desse projeto.

Ensino religioso para crianças

A diretora da creche, Irmã Graça conta que alem das atividades oferecidas no decorrer da semana, o CINCRACRE também é aberto aos domingos para o ensino religioso a essas crianças. E afirma que esse ensino religioso ajuda não apenas as crianças, mas a toda família.
Muitas das crianças sofrem com problemas em casa, como pais dependentes químicos e violência domestica. “Já chegarem casos aqui de crianças que ajudaram os pais a partir desses ensinos religiosos”, conclui Irmã.
O CINCRACRE é mantido através de doações, e para mais informações de como doar é só entrar em contato com a diretora do projeto, Irmã Graça através dos números: 3222-2517/88136528.

Nenhum comentário: