terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A MAGIA QUE ENCANTA


Por Ranielly Cristine Mendes Borges - 3º periodo - Jornalismo

O natal surgiu com os católicos romanos que escolheram o dia 25 de dezembro para comemorar o Natal; não se sabe a data exata do nascimento de Cristo, mas com certeza não foi em dezembro. A estrela Vésper que guiou os Reis Magos não estaria posicionada no céu daquela maneira naquela data. Então, porque a escolha desta data? A razão é simples e, estratégica.
Quando não se pode vencer um inimigo, ou nos unimos a ele, ou o absorvemos. Os teólogos que alicerçaram as bases do cristianismo tiveram uma grande luta para impô-lo a povos pagãos, que tinham suas próprias crenças arraigadas, seus próprios costumes e festas; então a Igreja resolveu cristianizar as festas pagãs, como a do Solstício do Inverno, por exemplo, quando se festejava o nascimento do Deus-Sol Invencível (natalis invistis solis) e do deus persa Mitra,o Sol da Virtude. Os romanos celebravam as Saturnalias, dedicadas ao deus Saturno, onde se dançava e cantava nas ruas com imensa alegria e se trocavam presentes. Estes festejos iam de 17 a 22 de dezembro.
Como vemos qualquer semelhança com o Natal (natividade) cristão instituído pelo papa Liberio em 354 D.Cnão é mera coincidência Uma coisa nunca mudou: o Natal foi e será sempre a festa do Amor,da solidariedade,da família e da fraternidade.Nos países latinos chama-se Natal ou Navidad,em Espanhol;na Inglaterra,Christmas (missa de Cristo),na França,Noel e,na Alemanha,Weihnachten (noite bendita). Devido a esta origem pagã, condenada por muitos teólogos azedos linha dura, esta festa deliciosa chegou a ser proibida na Inglaterra do séc.XVII e nas colônias americanas; quem fizesse feriado neste dia e faltasse ao trabalho era multado.
Como festa religiosa, o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro desde o século IV pela Igreja ocidental e desde o século v pela Igreja oriental, celebra o nascimento de Jesus e assim é o seu significado nas línguas neo-latinas. Muitos historiadores localizam a primeira celebração em Roma, no ano 336 D.C. No Brasil festejamos o Natal como nossos avós portugueses; não faltam as frutas secas,o peru assado,as rabanadas,o Bolo de Reis,a reunião da família,o pinheirinho e a troca de presentes.E a gorda e bonachona figura do Papai Noel,responsável pelo bom comportamento das crianças em Dezembro.
Levando em ressalva, vale destacar no Brasil o comportamento dos piauienses na época do Natal desde o início mais especificamente no Shopping de Teresina. Em todo ano há uma decoração natalina com inovações diferentes, em 2008 foi sobre “Anjos da Natureza”, fazendo referência à questão ambiental e neste ano de 2009 vem diretamente dos clássicos europeus. O Teresina Shopping vem a todo o momento surpreendendo as pessoas de um modo que elas se sintam nessa magia natalina com muitas expectativas principalmente no que diz respeito às crianças que se emocionam ao verem o tão famoso Papai Noel. O empresário João Claudino afirmou que este ano vai trabalhar com o objetivo de presentear os clientes e ajudar ao Lar São Vicente de Pádua. Os consumidores irão comprar nas lojas do Teresina Shopping, arrecadar cupons e concorrer a R$ 4 mil reais e um Honda City cinza que se encontra exposto em uma das saídas do shopping.
O tema foi baseado na região dos Alpes, que abrange a Alemanha, Áustria, França, República Tcheca e Suíça. Um local de clima frio, cercado por montanhas e florestas, de onde surgiram os conhecidos símbolos natalinos, como a árvore de natal feita em pinheiro, as bolas e guirlandas, que na cultura local remetem à ideia de fartura e prosperidade, além da chegada da luz, com o nascimento de Cristo. “Decidimos fazer um natal clássico, com forte presença da arquitetura que remete aos vilarejos europeus, onde o Natal é uma tradição muito forte no cotidiano das pessoas. Por isso nosso propósito é fazer um Natal interativo, com espaços para serem realmente utilizados pelo público”, ressalta Paulo Vasconcellos, arquiteto responsável pelo projeto.
Cada detalhe da construção da praça de eventos do Teresina Shopping - chalés, recanto do Papai Noel, recanto do presépio, fontes, árvores e quiosques - representará alguma localidade ou especificidade dos países acima citados e terá marcante presença das cores: verde, vermelho, dourado, bem como tons amadeirados característicos da arquitetura da região. A tradição também faz parte da relação entre a solidariedade e o espírito natalino. Nesse sentido, o Teresina Shopping promove este ano o “Natal da Boa Ação”. Trata-se de uma campanha que beneficiará os moradores do Lar São Vicente de Paulo: “Nossa proposta é inovar o conceito de presente dos piauienses. Para isso, criamos o modelo de um relógio presenteável que será vendido a um preço simbólico. O dinheiro arrecadado na venda será revertido para um abrigo de idosos. A cada cinco relógios adquiridos o comprador receberá um cupom que lhe dará oportunidade de participar do sorteio de Bônus Compra no valor de R$ 4.000,00 e de um carro zero km”, explicou Fernando Oliveira, Diretor do Teresina Shopping e da Sucesso Publicidade.
Em entrevista com a Paula, a administradora, ela afirma que a idéia da decoração natalina ocorreu desde o início do Shopping à doze anos atrás e que repercurte até hoje. Não existe nenhum tipo de pesquisa a ser centrado, ela diz que as idéias surgem ali mesmo nas conversas e opiniões com o Paulo Vasconcelos, que elabora o projeto. Eles determinam um tema e do mesmo é explorado todo o conteúdo para a decoração com e onde serão usadas cada enfeite. “ O Papai Noel esse ano ficou na parte externa com o propósito de maior acesso às pessoas e para que não desse todo um trabalho que sempre tínhamos em todos os anos na hora das apresentações dos corais que de vez em quando trocava com o Papai Noel que estava no centro da decoração, o que facilitou também para as pessoas não pagarem para o verem”, destaca Paula.
Em parte técnica foi utilizado 300m² da Praça de Eventos. Nela se encontra sete chalés em estilo alpino confeccionados em madeira, cerâmica, isopor e espuma. Além disso inclui-se casinhas em estruturas metálicas, árvores giratórias, uma bica, uma fonte, uma roda d’agua, dois quiosques, um coreto e 8 bancos e dois especiais recantos: o do Papai Noel e um Presépio. Tudo isso permitiu a circulação das pessoas, o encontro e a acomodação pelo Shopping. Ainda em parte da decoração, portarias, praça de alimentação e o espaço saúde e sem contar com uma bela iluminação por todo o Teresina Shopping. Toda essa estrutura que pretende encantar os piauienses e visitantes foram feitos por artistas plásticos, artesãos, arquitetos, marceneiros e serralheiros, entre muitos outros trabalhadores locais.
De certa forma essa magia natalina expressa todo encanto de união, paz , alegria e amor entre as pessoas. A solidariedade nessa época é a que mais transforma o coração do mundo. O Teresina Shopping tem a preocupação em agradar os piauienses e principalmente os seus visitantes sempre com estratégias diferentes para atraí-los. Desse modo o Natal esse ano, veio a surpreender com toda a equipe e dedicação da Sucesso Publicidade.












Nenhum comentário: