Projeto visa à melhoria do aprendizado de crianças com dificuldades
O Governo Federal visando à melhoria do ensino da Rede Publica cria por meio de um projeto a qualificação e melhoria do desempenho escolar de crianças, jovens e adolescentes que possuem defasagem série/idade por virtudes de dificuldades de aprendizagem o projeto tem como prioridade contribuir para a formação integral dessas crianças, jovens e adolescentes, articulando, a partir do projeto escolar, diferentes ações, projetos e programas nos estados, Distrito Federal e municípios. O novo programa do governo, Mais Educação, instituído em abril de 2007, tem por objetivo ampliar o tempo e o espaço educacional dos alunos da rede pública. A iniciativa promove ações sociais e educacionais em escolas e em outros espaços socioculturais, onde os alunos participam de atividades no turno oposto ao das aulas regulares.
O projeto Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC), pretende integrar em rede vários serviços oferecidos pelos governos municipais, estaduais e federais nas áreas de saúde, cultura, lazer, assistência social e geração de renda. A idéia é que a rede ofereça serviços e atividades em período integral para alunos da rede pública das regiões metropolitanas e para as cidades com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH).
O programa tem como foco a melhoria ao atendimento integral da criança e adolescente. Ao investir na formação integral dos alunos, o projeto busca aumentar o horário de estudo, o rendimento escolar e a qualidade de vida dos estudantes. Essa integração dos diversos projetos sociais procura ainda ampliar as chances dos jovens no mercado de trabalho.
· O projeto oferece diversas atividades:
As atividades desenvolvidas no projeto são atividades voltadas para um âmbito dinâmico buscando a integridade dessas crianças e o envolvimento delas com os demais colegas, tudo feito em coletividade tendo como principais apoios:
· Acompanhamento pedagógico
· Meio Ambiente
· Esporte e Lazer
· Direitos Humanos e Cidadania
· Cultura e Artes
· Inclusão Digital
· Saúde, alimentação e prevenção
Essas atividades deveram ser desempenhadas por monitores de preferência estudantes universitários de formação especifica nas áreas de desenvolvimento das atividades ou com habilidades especificas.
O Governo Federal espera que com a implantação desse projeto crianças, adolescentes e jovens comecem a ter um melhor desempenho nas salas de aula.
Relato de uma criança atendida pelo projeto
Com a implantação do Projeto Mais Educação na escola em que estudo trouxe para mim uma experiência muito grande contando também que comecei a desenvolver melhor minha educação. É uma experiência que vem passando de professor para aluno e vice-versa, que se resume em uma experiência para o aluno.
Depois do projeto minha vida se tornou muito mais interessante, pois venho desempenhando melhor meu aprendizado, pois alem de gostar do projeto eu me amarro nas aulas, nos alunos e nos professores que são muito legais. Eu não queria que mudasse nada no projeto, mas em caso de algumas mudanças que sejam muito boas e trazendo mais atividades legais.
Minha expectativa para esse projeto é que ele venha crescendo cada vez mais com o ensino e que continue essa alegria de sempre, pois se não fosse o projeto eu estaria nas ruas fazendo coisas erradas e não estaria tendo essa oportunidade que o Governo ofereceu para nós alunos com dificuldade de aprendizado. (Daniel Andrade, 14 anos, aluno da Unidade Escolar Maria Dina Soares).
Nenhum comentário:
Postar um comentário