terça-feira, 24 de novembro de 2009

Talk show sobre Sustentabilidade e Qualidade de Vida - V Seminário de Iniciação à Pesquisa Científica da Faculdade CEUT

Sarah Teles - 7º período de Jornalismo

Na noite do dia 6, o V Seminário de Iniciação à Pesquisa Científica da Faculdade CEUT é encerrado com o talk show sobre Sustentabilidade e Qualidade de Vida composto pelo pesquisador e professor da UFPI, Francisco de Assis Veloso Filho, pelo Secretário Municipal do Meio Ambiente de Luís Correia – PI, Alcide Soares Filho, pelo representante do IBAMA, Manoel Borges de Castro e pelo professor do CEUT, Mário Augusto Teles, que mediou a discussão.
Durante o talk show, os convidados apresentaram seus pontos de vista sobre a sustentabilidade e o meio ambiente e indicaram medidas viáveis para minimizar os impactos ambientais.
Francisco de Assis Filho escolheu o subtema “Sustentabilidade e crescimento econômico regional” falando sobre os planejamentos nacionais como Agenda 21, Metas, Decálogo Crea-RJ, Habitat III e como os planejamentos regionais devem se espelhar neles.
Com um discurso menos técnico e mais filosófico, Alcide Soares falou sobre “Ecologia e economia”. Que nós, seres humanos, somos E.T.’s, estranhos na terra. Que chegamos mais tarde e vamos sair mais cedo por conta das destruições provocadas no meio ambiente. Mas que mesmo com essa certeza, não temos o direito de ser pessimistas. Falou sobre como as cidades estão deixando de ser lugar para se viver e sendo apenas lugar para morar. E que é preciso cuidar da ecologia pois é ela quem sustenta a economia e vice-versa.Manoel Borges falou sobre “Os desafios da sustentabilidade” enfatizando que a construção de um outro futuro se baseia na construção de um outro presente. Que as discussões sobre sustentabilidade hoje, estão vinculadas à quantidade de bens ambientais extraídos para satisfazer as necessidades da população e que nem sempre é óbvio para as comunidades afetadas a existência de um dano ou risco ambiental e nem tampouco suas causas e conseqüências. Ele diz que ainda existe muito a crença pelas pessoas, de que certos recursos são infinitos, quando na verdade não são.

Nenhum comentário: