sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

AGESPISA cria campanha Não Jogue Óleo no Ralo

Por Sarha Tavares
7°C

O óleo vegetal é extremamente poluente, por isso o destino deste resíduo depois de usado é muito importante para a preservação ambiental. Ao jogar o óleo de cozinha no ralo da pia, há o entupimento das redes de esgoto. O descarte consciente do óleo usado é necessário para evitar à obstrução dos encanamentos das residências e consequentemente a contaminação dos rios, causando grades danos à natureza.

A AGESPISA pensando nisto desenvolveu o Campanha Não Jogue Óleo no Ralo, desenvolvida pelo Programa Água Pura que visa à conscientização dos piauienses e ainda dar descontos na conta de água para quem colaborar. Para participar da campanha, basta armazenar o óleo usado em um recipiente plástico como uma garrafa pet, por exemplo, e levar a um dos seis postos de arrecadação da AGESPISA e trocar pelo vale - água, que se transforma em desconta no talão de água. O óleo arrecadado será transformado em biodiesel e usado para abastecer os veículos da empresa.

Outro destino que a dona de casa ou estabelecimentos alimentícios pode dar ao óleo usado é a fabricação de sabão caseiro ou doar para cooperativas que desenvolvem esse trabalho. A dona de casa Francisca da Silva conhece o programa da AGESPISA mais acha muito inviável ter que deixar o óleo nos postos de arrecadação.

“eu sei que não pode despejar o óleo no ralo da pia porque entope. Então eu jogo no quintal de casa que é de terra. A AGESPISA é muito longe da minha casa então não tem como eu levar isso pra lá, eles deveriam era sair de casa em casa arrecadando esse óleo, seria mais fácil pra todos”, diz dona Francisca. Colocar o óleo em sacos plásticos ou despejar sobre a terra não é a solução, pois acaba criando uma camada impermeável sobre a superfície, facilitando a ocorrência de enchentes, podendo poluir as águas do subsolo dos rios.

Para a dona de casa Maria dos Remédios Borges o programa criado pela AGESPISA é uma boa forma de economizar. “eu já troquei o óleo duas vezes na AGESPISA, você ganha o desconto de trinta centavos por litro de óleo. É bom trocar o óleo por que qualquer quantia a menos é válida e a gente nunca sabe o que fazer com o óleo, então é melhor levar pra AGESPISA”, diz a dona de casa. Dona Remédio ainda complementa dizendo que é melhor juntar mais litros para ganhar um desconto maior.

A solução para esse problema não é somente dos órgãos públicos começa na nossa casa, na conscientização das pessoas. Cada litro de óleo derramado no ralo da pia corresponde à contaminação de cerca de um milhão de litro de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. Cada litro de óleo recuperado é milhares de litros de água preservada.

Nenhum comentário: