7°C
O Conjunto Tancredo Neves, localizado na zona sudeste de Teresina, sofre com o problema da falta de armazenamento adequado do lixo. A situação atual do conjunto localizado às margens do Rio Poti, contribui diariamente para a degradação do meio-ambiente e prejudica a saúde dos moradores devido ao mau cheiro.
Um dos principais problemas encontrados nas cidades é o acúmulo de lixo. Essa realidade se deve ao modelo de desenvolvimento da sociedade, baseada no incentivo ao consumo, quase sempre desnecessário. O lixo acumulado muitas vezes não possui um lugar para armazenamento adequado nem há o incentivo necessário para a reciclagem, ficando nas ruas provocando danos ao meio-ambiente.
É comum observar essa realidade em cidades ou bairros não assistidos pela coleta regular do lixo, porém, é possível se deparar com dejetos espalhados nas ruas mesmo nos bairros atendidos pela coleta. O Conjunto Tancredo Neves se enquadra nessa realidade, são vários blocos de apartamentos localizados às margens do Rio Poti, na região onde existem muitos moradores a coleta é realizada três dias na semana, porém, o pequeno intervalo é suficiente para o lixo ser espalhado pelo bairro.
As lixeiras do bairro são coletivas e abertas, estas acumulam uma grande quantidade de lixo atraindo animais que rasgam sacolas espalhando lixo ao redor dos depósitos, além de catadores de lixo em busca de material para reciclagem e até mesmo procurando alimentação. A sujeira atrai ratos, moscas, insetos em geral provocando doenças aos catadores e aos próprios moradores que convivem diariamente com o mau cheiro.
Outro agravante nesta situação, é a proximidade do rio. Em períodos chuvosos a água arrasta o lixo, provocando ao longo dos anos o assoreamento. Os indícios dessa realidade aparecem com as enchentes, que já provocaram o alagamento de galpões também localizados nas margens do rio, bem como de alguns blocos do conjunto.
Falta na população, não apenas do Conjunto Tancredo Neves, mas da maioria das regiões, a consciência do impacto ambiental causado pelo lixo jogado na rua, falta também a decisão de tomar medidas que evitem que esse lixo seja espalhado. É necessário que todos percebam que cada um pode fazer um pouco para salvar o planeta, por que salvar o planeta é salvar a própria vida.


Nenhum comentário:
Postar um comentário