quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Artesanato em arame


Réplicas de motos em arame

          O artesão Valdemar Vitório, 42, fabrica réplica de motocicletas como: Harley Davidson, Tenerê e CRF, além de bonecos, cadeiras, bicicletas, velocípedes e parques de diversão, tudo em arame galvanizado e restos de peças de automóveis encontradas em sucatas. A sua produção é 100% caseira e envolve bastante criatividade.
          Num cantinho de sua pequena casa Valdemar desenvolve e aprimora ferramentas para a fabricação de suas peças, todas carregadas de bastante criatividade e força de vontade. Cada peça criada por ele traz os traços de sua arte, que é muito interessante, pois logo à primeira vista percebe-se o pioneirismo de seus produtos.

          Valdemar conta que começou a trabalhar com arte desde criança, quando fabricava seus próprios brinquedos, e sempre gostou de produzir réplicas de objetos que proporcionassem diversão, foi aí onde surgiu a idéia de fabricar casinhas de madeira e mini-bicicletas em arame, ele ainda relata que as réplicas de motos só começaram a fazer parte de seu acervo há três anos, quando viu uma possibilidade de ampliar a sua obra.

          Valdemar lamenta não poder viver das réplicas que produz. “é algo que me deixa muito triste, a gente tem que ter sempre um serviço paralelo para poder auxiliar, a gente só trabalha com arte porque gosta”. Ele informou que já prestou serviços para a Prefeitura de Teresina fazendo diversas palestras e oficinas, mas agora ficou esquecido. Ele faz questão de esclarecer que dentro do seu trabalho há uma grande possibilidade de trabalhar a educação de crianças e adolescentes, como na produção de bonecos brancos e negros se confraternizando, dentre outros.

          Todas as peças produzidas pelo artista são dotadas de mobilidade, o que faz com que se aproxime muito do real, as bicicletas e motos movem o guidon, amortecedor, o tripé e ainda possuem freios, os quais funcionam perfeitamente. As motocicletas levam em média dois dias para ficarem prontas. Suas peças variam de R$ 1,00 a R$ 50,0.


REPORTERES: FRANCISCO ALVES E ANDRE LOBO, alunos de jornalismo 3º período

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Valdemar, seu trabalhos são muito legais!!

Cheu La-Osvaldo Cruz-SP disse...

Lindo seu trabalho!Gostei e queria mais informações. Como posso entrar em contato?Tem telefone ou e-mail?

Cheu La disse...

Não tenho prática nanet, por isso, poderia entrar em contato pelo meu e-mail? cheu.la.lou@hotmail.com Obrigado

inesquecivel disse...

Ola Valdemar, bom dia!!
Estava pesquisando na internet sobre algumas materias-primas que precisamos para produção de maquetes de helicopteros e vi seu trabalho. Gostarimaos de estar entrando em contato e falarmos mais a respeito do assunto.
meu email é ines.ferreira2303Gmail.com
agradecido.
ines.

inesquecivel disse...

Ola Valdemar, bom dia!!
Estava pesquisando na internet sobre algumas materias-primas que precisamos para produção de maquetes de helicopteros e vi seu trabalho. Gosarimaos de estar entrando em contato e falarmos mais a respeito do assunto