segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

BLOG: Ferramenta de "guerrilha virtual"


Por: Mara Vanessa e Dileane Campos - 4° período - Jornalismo (MATRACA)
mara.vanessa777@gmail.com e dileane@gmail.com - Especial II Semana de Comunicação


As ferramentas virtuais ampliaram muito mais do que a interação entre diversas partes do mundo. Hoje, elas são meios habilidosos para criar novas oportunidades de trabalho. E os idealizadores do blog Comunicadores Info integram essa realidade.

Concebido primeiramente como um espaço informal de exposição de ideias, o veículo de comunicação cresceu tanto que, nos últimos tempos, vem angariando status de importante mídia online. A II Semana de Comunicação do CEUT trouxe um dos capitaneadores do blog Comunicadores, o bauruense Guilherme Cury. Com apenas 22 anos, Guilherme já carrega no currículo uma cota satisfatória de experiências profissionais, atuando para grandes empresas do mercado brasileiro e internacional.

Antes de iniciar a palestra, conferida no dia 07 de outubro no ginásio esportivo do CEUT, o publicitário conversou com a equipe de reportagem do Matraca e, sem titubear, expressou grande satisfação em estar no Nordeste, dividindo seus conhecimentos com outros estudantes e profissionais.

“Estou muito contente em participar desta iniciativa do CEUT. Eu organizo eventos com outros blogueiros e estudantes, mas é a primeira vez que venho ao Piauí”, afirma Guilherme Cury.

O tema da palestra, Comunicação e Novas Tecnologias, perfaz os ingredientes que compõe o trabalho do Comunicadores. Empolgado, o publicitário garante que a internet tem viabilizado muita coisa, em diferentes setores. “Publicidade, marketing, comportamento, web, novas mídias, tecnologia, desing... Tudo isso pode estar convergido em um único meio, como é o caso da proposta do Comunicadores, facilitando assim, a interação entre os mais diferentes canais comunicativos”, garante.

Cury afirma que o blog nasceu no Rio Grande do Norte, com o nome de “De Plantão”. Em contato com outros blogueiros, ele decidiu “unir forças e expandir ainda mais o trabalho que realizava em seu antigo espaço virtual, mantido em outro servidor.” Com o sucesso da iniciativa, o publicitário assevera que ter um “espaço de criação própria é algo muito forte e inovador, pois amplia sua forma de expressão e pode garantir seu futuro profissional, abrindo portas no mercado de trabalho.”

Quando questionado sobre quais eram as suas expectativas para a palestra, Guilherme Cury foi exato: “As melhores. É muito gratificante perceber que, fora do eixo Sul-Sudeste, há muita coisa boa sendo feita, muita ação de guerrilha virtual, muita gente buscando meios alternativos de expressão”.

Na seqüência, o publicitário subiu na bancada e proferiu uma construtiva palestra, abordando temas como mercado online e mídias virtuais, expandindo ainda mais o conceito de marcas, leitores e clientes: “Hoje em dia, o Comunicadores funciona também como uma empresa, onde as marcas que figuram nos anúncios publicitários que veiculamos ajudam a manter financeiramente o nosso trabalho e o leitor se torna, via de regra, um cliente em potencial”.

Matraca Especial II Semana de Comunicação - baixe aqui.

Nenhum comentário: