Normalmente desenvolvemos conceitos sobre tudo e sobre todos, aceitando a uma mais ou menos e rejeitando mais ou menos as outras. Alguns desses conceitos podem ser preconceitos, ou seja, uma opinião pré- concebida que se tem intuitivamente, antes de se ter os conhecimentos adequados.
A esse propósito, podemos apresentar os diversos tipos de preconceitos sociais mais freqüentes:
- Preconceito quanto à raça: é denominado racismo e existe principalmente em relação a negros. No Brasil surgiu com a escravidão e é muito presente até hoje, entretanto, há também o racismo contra brancos, amarelos,vermelhos e pardos.
-Preconceito quanto à orientação sexual: homossexuais, bissexuais sofrem muita discriminação chegando a ser agredidos moral e fisicamente.
-Preconceito quanto à classe social: em geral é a tendência a considerar o “pobre” como um ser humano inferior, em função de sua pobreza material.
-Preconceito com as mulheres: é denominado de machismo, é a crença de que os homens são superiores às mulheres. Também é fruto da sociedade patriarcal e machista na qual a mulher seria incapaz de desempenhar qualquer atividade a não ser o ofício de dona de casa.
-Preconceito quanto ao grupo social: Também conhecido por etnocentrismo, é uma atitude na qual a visão ou avaliação de um grupo sempre seria baseada nos valores adotados pelo seu grupo, como referência, como padrão de valor. Trata-se de uma atitude discriminatória e preconceituosa. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico sendo considerado como superior ao outro.
Em suma os diversos tipos de preconceitos são herança de nossos antepassados, enfim, parece que ainda vai levar muito tempo para que nos livremos totalmente dessas raízes. Mas o importante é que já estamos dando os primeiros passos, que é por onde toda batalha,por mais longa que seja,começa.
LEONARDO FREITAS
2 comentários:
muito bommmmm interessanteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
m
Postar um comentário