sexta-feira, 25 de maio de 2012

FMS prorroga campanha de vacinação contra Gripe em Teresina


          Determinado pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Teresina junto à Fundação Municipal da Saúde prorrogam até a sexta-feira próxima (01), a 14ª Campanha Nacional contra a Gripre. A baixa imunização do público-alvo, foi o estopim para o adiamento do término da campanha que se encerraria hoje.
          Até a presente data, foram  imunizadas cerca de 60% do esperado. Aqueles que ainda não se vacinaram poderão receber a vacina em salas disponibilizadas em toda a cidade para que a meta final seja atingida.
          A preocupação maior está na baixa imunização de crianças e gestantes. Amariles Borba, coordenadora de Ações Assistências da FMS, explica o porque da preocupação. O motivo está na baixa imunidade desses dois grupos sociais, "...elas (as crianças e gestantes) ainda não têm o sistema imunológico totalmente desenvolvido...", comenta Amariles. Ela recomenda que as crianças sejam vacinadas em um invervalo de 30 dias, já que a vacina contra a gripe acontece em duas etapas e conta com duas doses.
          São vários os contágios da influenza humana. O vírus pode ser transmitido pelo contato direto com pessoas contaminadas, por meio das secreções das vias respiratórias e, também, através de superfícies infectadas que podem levar o agente transmissor para a boca, nariz e olhos, através das mãos.


Texto: Fernando Brito - Repórter / Estudante

Um comentário:

Walmyrene disse...

Gosto dos textos desse repórter/estudante.