quarta-feira, 10 de abril de 2013

MEC reconhece 23 cursos de mestrado e doutorado

Foram apenas dois, os cursos reconhecidos pelo MEC na Região Nordeste

          O Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgou nesta terça-feira (09), a portaria de número 271 em que ficam reconhecidos 23 cursos de pós-graduação stricto sensu. Dentre as áreas de estudo estão Engenharia, Administração, Arquitetura, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Contábeis, Economia, Filosofia, História, além de Artes Cênicas e Biotecnologia.

          Os cursos de  pós-graduação stricto sensu referem-se a programas de mestrado e doutorado que são abertos a candidatos diplomados em cursos de nível superior e que, necessariamente, atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos.

          Na avaliação realizada para reconhecimento dos 23 cursos, 19 foram avaliados com nota 3, outros três cursos foram avaliados com nota 4,0 e o único a obter nota máxima de valor 5,0 foi o curso de Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Universidade de São Paulo.

          Na região nordeste, ficaram reconhecidos o curso de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente ofertado pela FAMAM - Faculdade Maria Milza,  e o curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE. Ambos foram avaliados e reconhecidos por obter nota 3,0 na avaliação, nota mínima exigida pelo MEC para reconhecimento de um curso.

          Estevam Alexandrino, de 22 anos de idade, que é estudante do quinto bloco de Biologia do Instituito Federal do Piauí - IFPI, recebeu a notícia com muito entusiasmo. "Para mim, que estudo Biologia, o reconhecimento dos cursos de 'Gestão Ambiental' e 'Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente' foi muito bom", pontuou Estevam. Ele falou ainda da torcida na abertura e no reconhecimento de novos cursos numa praça mais próxima e, também, em outras áreas de estudo. "É preciso que abram mais cursos de mestrado e doutorado em outras áreas, como as humanas e as exatas. Tenho um amigo que está cursando doutorado em Matemática na cidade do Rio de Janeiro, porque próximo a nós não existe instituições que atendam a essa demanda", finalizou.

          Todos os cursos de pós-graduação stricto sensu são sujeitos às exigências de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento previstas em legislação.

Texto: Fernando Brito - Repórter / Estudante
Fonte: Portal da Imprensa e MEC

Nenhum comentário: