quinta-feira, 11 de abril de 2013

Taxa de vestibular é isenta para estudantes de baixa renda

A nova lei garante gratuidade na inscrição de vestibulares para os candidatos que estudaram todo o Ensino Médio em escolas públicas

          O Diário Oficial da União divulgou nesta quinta-feira (11), uma lei que garante a isenção da taxa de inscrição em vestibulares dos institutos e universidades federais, aos estudantes de baixa renda e que estudaram todo o Ensino Médio em escolas públicas. Algumas instituições de ensino já adotam em seus processos seletivos a insenção parcial ou integral da taxa de inscrição. Hoje, a lei garante a gratuidade.

          No estado do Piauí, o candidato a uma vaga nas universidades e institutos federais, não precisa se preocupar no pagamento da taxa de inscrição nos processos seletivos. O aluno pode participar, sem ônus, do processo seletivo na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Instituito Federal do Piauí (IFPI), através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

          A recém aprovada no curso de Pedagogia da UFPI, Samara Lopes, de 18 anos, recebeu muito bem a informação. Ela fala que os "alunos de escola pública têm menos recursos tantos financeiros como estruturais, diferente dos alunos que estudam em colégios particulares". Por ter estudado em escola pública e privada, Samara falou que "o fato de a escola pública ser financiada pelo governo, os alunos muitas vezes são esquecidos. E essa decisão, com certeza vai facilitar demais e só tende a favorecer", disse Samara.

          A lei garante a gratuidade para os candidatos de perfil específicos determinados pela lei. O aluno precisa ter uma renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou na rede privada, com a condição de bolsista integral.

          Pedro Ezequiel, de 20 anos e aluno do 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular da zona norte da capital piauiense fala que "o número de alunos com baixa renda é muito grande, e muitos não têm a chance de um ensino melhor, não desprezando as escolas públicas, mas com essa nova lei além de permitir o acesso mais 'fácil' na entrada do alunos em uma universidade, pode se dizer, que é um insentivo a mais para os mesmos", comentou Pedro Ezequiel.

Texto: Fernando Brito - Repórter / Estudante
Fonte: Diário Oficial da União

Nenhum comentário: