sexta-feira, 12 de abril de 2013

Piauí e Rússia discutem parceria

 Empresários e representantes do governo Russo mostram interesse em potencialidades do Piauí

Foto: CCom PI
          O governador do estado do Piauí, Wilson Martins (PSB), se reuniu nesta sexta-feira (12) com empresários e representantes do governo russo que se mostraram interessados nas potencialidades e oportunidades de investimento que o estado pode oferecer. O encontro ocorreu na Câmara de Comércio e Indústria da Rússia, na então capital, Moscou.

          Na viagem internacional a negócios, o governador se expôs didadicamente falando da possível e desejável relação Piauí-Rússia. No encontro em que estavam reunidos representantes empresariais de diversos setores, com destaque na presença de Serguei Vasilyev, vice-presidente do Vnesheconobank, principal banco de fomento da Rússia, correspondente, no Brasil, ao BNDES, houve a manifestação da implantação de uma indústria de fertilizantesno Piauí.

         Porém, o interesse maior está em outros setores bem mais rentáveis, como na plantação de grãos, instalação de agroindústrias, participação no turismo. O destaque maior de interesses para negócios entre Rússia e Piauí está na área da mineração, já que será feito em maio deste ano, 14 lotes de campo de gás e petróleo. Projeto esse que será realizado pela Agência Nacional de Petróleo, segundo informações concedidas pela Assessoria de Comunicação do Estado.

          Ainda na reunião, o vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Rússia propôs que uma comitiva fosse enviada até o Piauí para avaliar a viablidade da parceria, já que o presidente da mesma instituição se mostrou surpreso com o potencial do Piauí.

          O governador revelou que “o conhecimento do Brasil no exterior é muito restrito e quando se fala de negócios, basicamente há referências ao Centro-Sul e, mais especificamente, a São Paulo. Quando apresentamos nossas potencialidades há uma agradável surpresa”.

          O empresário piauiense Delmar Siqueira, que tem negócios no Brasil, na Rússia e na Angola, falou da certeza de que o Piauí pode ser um grande aliado no fluxo de capital russo. Ele caracterizou a parceria de "tripartite", uma vez que a Rússia investe com a tecnologia e os empresários e o Piauí entram com o empreendimento e com a gestão, em parceria com o Governo Federal. "Esse apoio é fundamental para que as coisas aconteçam”, disse Delmar Siqueira.

Texto: Fernando Brito - Repórter / Estudante
Fonte: CCom PI

Nenhum comentário: