quarta-feira, 24 de abril de 2013

Prazo para regularização do título encerra amanhã


O eleitor que não regularizar o seu título até amanhã pode sofrer restrições sérias

AGECOMFoto: Fernando Brito
          Quem não justificou a ausência nas três últimas eleições, o prazo para regularização da situação junto ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE encerra nesta quinta-feira (25). Segundo o TSE, é preciso que o eleitor justifique a falta nas eleições, caso contrário o eleitor terá o seu título cancelado e sofrerá diversas restrições como não poder efetuar matrículas em instituições de ensino superior, não poderá obter passaporte, nem ao menos tirar a carteira de identidade.

          Para conferir se há alguma pendência o eleitor pode acessar o site do TSE. Para regularizar a situação é necessário que o leitor vá até o Cartório Eleitoral, portando o seu título de eleitor e documento original com foto.

         O eleitor que já está com seu título cancelado também pode comparecer ao Cartório Eleitoral do seu município portando documentos oficiais com foto e comprovante de residência. Em caso de débitos com a justiça, o valor da multa, caso seja aplicada, é decidido pelo juiz eleitoral. O valor é de R$ 3,00 para cada eleição faltada.

          Os eleitores que vivem no exterior e também precisam regularizar sua situação, devem comparecer à Embaixada Brasileira, portando documento original com foto ou podem aguardar o retorno ao Brasil e comparecer em um Cartório Eleitoral.

Texto: Mayara Soares - Repórter / Estudante
Edição: Fernando Brito
Fonte: TSE

Nenhum comentário: