sexta-feira, 10 de maio de 2013

Inep estuda método para evitar fraudes no Enem

         O presidente da Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep, Luiz Cláudio Costa, disse hoje (10) que “a instituição estuda a possibilidade de colocar lacres eletrônicos em todos os malotes de transporte de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os lacres eletrônicos registram o horário do fechamento do malote na gráfica e o horário em que foi aberto no local de aplicação da prova, aumentando assim a segurança no processo”, disse o presidente.

          A utilização dos lacres pode ser feito em até seis exames. Em 2012, as provas do Enem foram protegidas com lacres eletrônicos que fecharam cerca de 25% das provas.

          Segundo Cláudio Costa, o Ministério da Educação (MEC) aumentou a quantidade de corretores das redações. Além disso, exigiu treinamento e aumento na comissão dos profissionais. "O compromisso com a norma padrão escrita está claramente exposto para quem leu editais e manuais", disse.

          Nessa edição do ENEM, foi anunciado pelo MEC alterações no edital com a finalidade de tornar mais criteriosa a correção das redações.

           As inscrições para o ENEM 2013 começam nesta segunda-feira (13) e vão das 10h00min do dia 13 até às 23h59min do dia 27 do mês de maio (segunda-feira). Os alunos candidatos ao ensino superior que estão concluindo ou já concluíram a 3ª Série do Ensino Médio, podem acessar e preencher online o formulário para inscrição do ENEM. A inscrição tem valor de R$ 35,00 e deve ser paga até o dia 28 do mês de maio. Estudantes de escola pública podem pedir a isenção da taxa.

Texto: Jonalisa Costa - Repórter / Estudante
Fonte: MEC

Nenhum comentário: