sexta-feira, 10 de maio de 2013

Decretada situação de emergência em municípios piauienses


          O Secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Humberto Viana, decretou situação de emergência nos municípios piauienses de Currais, Santo Antônio de Lisboa e Vera Mendes. Publicado nesta quinta-feira (09), no Diário Oficial da União, na portaria de número 57, o o reconhecimento veio depois da confirmação da estiagem nos municípios piauienses citados que dura meses.

          A Defesa Civil reconheceu, também, situação de emergência em municípios de outros estados, como Minas Gerais, Alagoas, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco. Diferente do Piauí que sofre com a falta da chuva, estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Amazonas sofrem com o excesso delas. Inundações e enxurradas foram as causas do reconhecimento da situação de emergência nos municípios dos estados já citados.

           A situação no Piauí não é a melhor, mas também não é a pior. Municípios como o de Camocim de São Félix no estado de Pernambuco, Josenópolis no estado de Minas Gerais e no município de Viçosa, em Alagoas, o problema que aflinge a população é a seca.

          Diferente da estiagem, a seca é o fenômeno permanente e acarreta problemas graves para a população do município, enquanto a estiagem é passageira, podendo voltar a chover.

Texto: Fernando Brito - Repórter / Estudante
Fonte: Diário Oficial da União

Nenhum comentário: