segunda-feira, 13 de maio de 2013

MEC abre inscrições para o ENEM 2013

Cerca de 6,1 milhões de estudantes deverão se inscrever, segundo o Ministério da Educação - MEC
  
          Foram abertas as inscrições para Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, processo seletivo que ingressa alunos em Universidades e Institutos Federais de ensino superior. As inscrições que se iniciaram na data de hoje (13), às 10 horas, horário de Brasília, se prolongam até as 23h59 do dia 27 de maio no site do Enem.

          O exame já tem data marcada para acontecer e será realizada nos dias 26 e 27 de outubro. O valor da taxa de inscrição para o ENEM é de R$ 35,00 e pode ser paga até o final deste mês. O MEC garante que a edição do Enem deste ano será mais rígida quanto a critérios de correção da prova objetiva e da redação. Além disso, haverá maior preocupação na segurança para evitar qualquer tipo de eventualidade.

          O Enem foi criado no final da década de 90, e seus resultados têm sido usados no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para favorecer o ingresso de alunos em Universidades e Institutos Federais.

          Muitas universidades em âmbito nacional já aderiram ao exame como método seletivo, substituindo o antigo vestibular institucional específico pelo ENEM. Exemplo como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, de Brasília e do Rio Grande do Norte já aderiram ao ENEM como a principal forma de seleção dos candidatos a uma vaga na instituição. Aqui no Piauí, as Universidades Estadual e Federal, além do Instituto Federal também estão na lista das universidades que já aderiram.

          O aluno que participa do Enem é beneficiado com programas sociais como o Programa Universidade para Todos (PROUNI), na tentativa de obter uma bolsa de estudos parcial ou integral nas universidades privadas; Programa de Financiamento Estudantil (FIES), que garante o financiamento de todo o curso, podendo ser pago ao término do mesmo; e na obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.

Texto: Jonalisa Costa - Repórter Estudante
Fonte: MEC

Nenhum comentário: