segunda-feira, 13 de maio de 2013

"A Humanização da Notícia": com Paulo José Cunha

Estudantes e profissionais do jornalismo estiveram reunidos para um debate inteligente com Paulo José Cunha sobre o tema "A Humanização da Notícia".

Paulo José Cunha.
Foto: Francisco Barbosa
          Foi realizada nesta sexta-feira (09), uma palestra com o tema “A Humanização da Notícia”, ministrada pelo jornalista Paulo José Cunha, que aconteceu no auditório do Centro de Convenções João Paulo VI, localizado na Avenida Frei Serafim.

          Com olhares e ouvidos afinados, alunos e profissionais do jornalismo e afins fizeram perguntas e argumentos sobre o tema exposto pelo professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB-DF).

          “Sem o porquê não há notícia”. Foi com essa frase que o jornalista Paulo José iniciou a palestra que durou cerca de 2 horas e meia. Matérias de seu arquivo pessoal foram exibidas dando ênfase ao assunto discutido. Defendendo o jornalismo “positivo”, o jornalista expôs a necessidade na transformação das notícias. “O jornalista não deve se deixar levar pela lógica da crueldade. Há espaço para motivo de aplauso ao invés de apenas entretenimento. Podemos, mesmo que aos poucos, mudar as páginas dos jornais diários, oferecendo um cardápio de informações positivas, levando auto-estima para as pessoas”, disse Paulo José Cunha, que também respondeu perguntas e ouviu argumentos de alunos e profissionais locais.

Foto: Francisco Barbosa
          Ao final, Paulo José fez um pedido especial aos futuros jornalistas que estavam presentes. “Vocês serão os responsáveis pela criação de pautas e matérias relevantes à sociedade. Poderão escolher o que apresentar de bom ou ruim através dos jornais. Peço-lhes que prezem pelos fatos positivos. Abram cada vez mais espaço para a cultura”, aconselhou o jornalista que presenteou os participantes com exemplares do livro “ABC da terra”, que relata as condições de ensino aos alunos dos assentamentos e acampamentos do MST (Movimento dos sem terra).

          Paulo José Cunha é Piauiense legítimo, mas vive em Brasília/DF. Poeta, jornalista, professor e documentarista. Trabalhou na TV Globo, no jornal O Globo, na Rádio Nacional e no Jornal do Brasil. Publicou livros como "Salto sem Trapézio" e "Perfume de Reside". Foi âncora de programas na TV Câmara e leciona na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB-DF).

Texto: Francisco Barbosa - Repórter  / Estudante
Edição: Fernando Brito
Matéria de colaboração

Nenhum comentário: