segunda-feira, 20 de maio de 2013

Instituto de Educação Antonino Freire completa 103 anos

          Na última quarta-feira (15) o Instituto de Educação Antonino Freire completou 103 anos de história com uma programação diversificada para prestigiar sua história na educação piauiense. A programação de comemoração incluiu missa em ação de graças, exposição histórica, palestras, apresentação musical e apresentações culturais.

          O Instituto de Educação Antonino Freire nasceu como Escola Normal e foi um dos principais responsáveis pela formação de docentes do estado. O Instituto começou quando educadores criaram em Teresina a Sociedade Auxiliadora da Instrução, da qual surgiu a Escola Livre com um curso de quatro anos de duração, onde os professores lecionavam gratuitamente. Em 1915, a escola passou a ser denominada Escola Normal Antonino Freire, em homenagem ao governador que a criou.
 
          Em 1973, a Escola Normal foi transformada em Instituto de Educação, mudando de endereço, antes na Praça Marechal Deodoro, para sua sede atual, na Praça Firmina Sobreira, zona Norte de Teresina. Há cinco anos, um projeto de lei do Governo do Piauí elevou o Instituto de Educação à condição de Instituto Superior de Educação Antonino Freire (Iseaf), com o curso Normal Superior, formação para professores da Educação Básica.
 
          Hoje o IEAF se tornou o Centro de Referência em Formação de Profissionais da Educação das Redes Públicas do Estado do Piauí. Promovendo cursos técnicos como, Biblioteca Escolar, Secretaria Escolar, Multimeios didáticos, Libras e Espanhol, além de projetos, como o Progestão Online e o Projovem.
 
          A diretora Aurilúcia Moreira afirma que mesmo com as mudanças na sua estruturação e forma de atuação, o Instituto mantém o objetivo de formar e qualificar profissionais na área de educação.

Texto: Lucas Marreiros - Repórter / Estudante

Nenhum comentário: