segunda-feira, 20 de maio de 2013

FMS promove Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Em comemoração ao dia, foram promovidas ações em todo o país para conscientizar a sociedade

Foto: Divulgação
          O último sábado (18) foi marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foram promovidas atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual. Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde, através da Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, realizou uma ação de conscientização nos dois dias 16 e 17, na Ponte Estaiada, zona leste da capital, no horário das 17h e 7h, respectivamente.

          Durante a ação, foram distribuídas ventarolas que têm conteúdo informativo de onde encontrar os serviços de atenção às crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração. Haverá também exposição de painel com casos de violência existentes no Estado no ano de 2012 e 2013.

          A atividade teve como objetivo lembrar a sociedade de que a temática da violência sexual contra crianças e adolescentes deve ser abordada como uma questão de política pública e não apenas como casos policiais. “Nossas crianças e adolescentes precisam ter sua segurança garantida”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.

SOBRE O DIA

          O dia 18 de maio foi escolhido como uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos, que foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de famílias tradicionais do Espírito Santo. Os suspeitos do crime foram absolvidos e ninguém sofreu qualquer punição.

          O projeto sancionado em maio de 2000 como lei 9.970 instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente para conscientizar os brasileiros quanto as responsabilidades em garantir os direitos e a segurança das crianças e dos adolescentes.

          A violência sexual pode ocorrer de duas formas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso sexual é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente para prática de qualquer ato de natureza sexual. Já a exploração sexual caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca financeira ou de qualquer espécie.

          A denúncia de algum caso de violência sexual pode ser feita no Disque 100, Conselho Tutelar, delegacias, Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal.

Texto: Lucas Marreiros - Repórter / Estudante
Fonte: FMS

Nenhum comentário: