quinta-feira, 2 de maio de 2013

Praia do Coqueiro assiste ao nascimento de tartarugas

“Ver a natureza agindo sem manipulação num fim de tarde é uma sensação indescritível e o trabalho realizado pelo projeto é perfeito”, ressaltou a bióloga Ana Raquel Andrade

           A equipe do Instituto Tartarugas do Delta assistiu, no final da tarde desta segunda-feira (29), ao nascimento de tartarugas da espécie tartaruga-de-pente, de nome científico (Eretmoclhelys imbricata) na praia do Coqueiro, município de Luís Correia, litoral piauiense.
          Segundo a assessoria do Instituto, o ninho foi confeccionado próximo a um estabelecimento localizado na Barrada da Praia, e passou por um processo de desenvolvimento embrionário num período de 55 dias. Depois de implantado o ninho e passado o período de incubação, nasceram 95 filhotes de tartarugas.
          “Ver a natureza agindo sem manipulação num fim de tarde é uma sensação indescritível e o trabalho realizado pelo projeto é perfeito”, ressaltou a bióloga Ana Raquel Andrade, do Mato Grosso do Sul, que presenciou a ECLOSÃO, nome que denomina o momento de nascituro das tartarugas.
          Com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, a ação foi acompanhada por representantes da comunidade, proprietários de bares e restaurantes das proximidades, turistas e estudantes. A equipe do Instituto que acompanhava a soltura das tartarugas, informou aos presentes orientações sobre o histórico de produção, preparação e cuidados dos ninhos, esclarecendo as estratégias de conservação do mesmo.
          A técnica Edlayne Mendes, reforça ainda que a conservação é sempre importante, pois a proteção do ninho desde o início da incubação até a soltura, garante um maior número de filhotes nascidos e que cheguem ao mar.
          As tartarugas-de-pente levam esse nome devido ao fato de seu casto ter sido usado como matéria-prima na fabricação de pentes, armação de óculos e outros objetos. Se alimentam de peixes, caramujos, siris e esponjas. A espécie pode ser encontrada em todo o Nordeste brasileiro com número significativo de desovas no estado da Bahia. Uma especie de tartaruga-de-pente pode chegar a 1 metro de comprimento e pesar 150 quilos. Pode ser encontrada em em águas profundas, mas prefere recifes de corais com águas baixas e rasas.

Texto: Fernando Brito - Repórter / Estudante
Fonte e Imagem: Coordenadoria de Comunicação do Instituto Tartarugas do Delta

Nenhum comentário: