segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cassio Politi fala sobre tema de sua palestra e revela expectativas

        Jornalista de formação e atual diretor de Content Marketing da Tracto, com vasta experiência na comunicação em grandes empresas como Zip.Net, UOL, Portal Imprensa e Comunique-se, Cássio Polliti é um dos palestrantes convidados para a VI Semana Comceut.

        Cassio também ainda ministrou aulas na Revista Imprensa, Comunique-se e Tracto, que envolvia temas como Jornalismo Online, Videorreportagem, Gestão e Content Marketing.

        Realizou consultoria e treinamentos em grandes empresas como Petrobras, Gazeta do Paraná, Correio de Uberlândia, Banco do Nordeste, Tribunal de Justiça de Rondônia, governos do estado da Paraíba, Ceará e Rondônia, Prefeitura de Porto Alegre.

         Politi foi o único brasileiro participante do Content Marketing World, um evento que aconteceu em Columbus no estado de Ohio, e reuniu mais de 1100 profissionais atuantes no tema, e autor do livro “Content Marketing: o conteúdo que gera resultados”, a primeira publicação em português sobre o assunto.

         Em entrevista a Agecom, Politi falou sobre suas expectativas para a Semana.

SEMANA COMCEUT – Como você vê a convergência midiática no jornalismo e na publicidade? Até que ponto é importante adaptar os textos jornalísticos para os diferentes meios?


Cássio Politi (CP) - A meu ver, a convergência de mídias não é mais uma tendência. Já é uma realidade. É impossível pensar em uma comunicação eficiente feita por um só canal ou mídia. Para alcançar o público, é preciso estar presente em meios diversificados. Basta observar que os grandes grupos de comunicação já fizeram isso no mundo todo. O jornalista terá de transitar com muita naturalidade nesses meios se quiser ter espaço no mercado.

SEMANA COMCEUT – Quais os limites do uso da tecnologia na produção e veiculação do conteúdo?

CP – O limite são as regras que regem a comunicação, seja ela com fins jornalísticos ou empresariais. Sou radicalmente a favor do uso de recursos tecnológicos para levar informações e conhecimento ao público. Por exemplo, o crescimento do uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, abre uma oportunidade enorme para a exploração de aplicativos e geotagging. A comunicação precisa estar atenta a essas possibilidades.

SEMANA COMCEUT – Vivemos na era da conectividade. Quais os aspectos positivos e negativos desse momento atual?

CP – O lado positivo é a democratização da informação. Diferentemente de dez anos atrás, a transparência não é apenas um diferencial. É uma exigência. Parte do controle da comunicação migrou das mãos das instituições privadas e públicas para as mãos das pessoas comuns. As manifestações contra a corrupção, em junho deste ano, são um exemplo disso.
O lado negativo é o excesso de conteúdo de baixíssima qualidade que essa popularização propiciou. O conteúdo jornalístico bem feito concorre com conteúdos de cunho pessoais de péssima qualidade. Há, paralelamente, uma supervalorização das redes sociais por parte das empresas. Elas querem a todo custo tirar proveito da massificação das redes sociais, mas começaram a perceber que não obtêm retorno.

SEMANA COMCEUT – De que forma você utiliza as redes sociais para obter resultados no seu cargo de diretor de contente marketing da Tracto?

CP - As redes sociais são um auxiliar, uma peça muito pequena no contexto de content marketing. Nosso trabalho, na Tracto, é gerar novos negócios para as empresas que atendemos. Por exemplo, uma empresa que produz e vende software nos contrata para torná-la conhecida em seu público-alvo. Então, nós geramos conteúdo muito direcionado para aquele público e fazemos a conexão com os potenciais clientes. Nessa linha, táticas de comunicação como webinars, e-books e newsletters dão muito mais resultados do que redes sociais.
Temos adicionalmente uma unidade voltada para a difusão do conhecimento. Está no nosso DNA realizar cursos, seminários e palestras. Fazemos isso em eventos presenciais e online, sendo muitos gratuitos e alguns pagos.

SEMANA COMCEUT - Como um dos palestrantes da VI Semana Comceut como vê a relevância de se debater o tema em questão (Tecnologia, Conectividade e Convergência)?

CP – Fiquei muito feliz e honrado com o convite. Em eventos como esse, tenho a oportunidade de compartilhar minha visão sobre content marketing, mas, mais do que isso, de aprender com a troca de experiências. Acho importante debater esses temas porque o Brasil está em fase de amadurecimento da comunicação digital, especialmente nas empresas. Portanto, quanto mais o tema for debatido, mais rápido será esse amadurecimento.



Agecom/Artur Vasconcelos

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