sábado, 30 de novembro de 2013

Parceria com ABD-PI leva produções audiovisuais a alunos do CEUT

Nos dias 28 e 29 de novembro, aconteceu no auditório da faculdade CEUT às 19:00horas a exibição do filme “Kátia” da cineasta piauiense Karla Holanda e do documentário “Anjo de Chocolate” de Clementino Júnior. A iniciativa foi organizada pelo professor de Comunicação Social Eugênio Rego em parceria com a ABD- PI (Associação Brasileira de Documentaristas do Piauí) que realizou nesta semana o 20º Festival de Vídeo de Teresina, e permitiu a sessão franca das produções audiovisuais aos alunos de Jornalismo e Publicidade.

Na última quinta-feira(28), foi a oportunidade que discentes e docentes tiveram para assistir o documentário “Kátia” que retrata a trajetória política de Kátia Tapety, primeira travesti eleita na política brasileira e filha de uma família tradicional do interior do Piauí. A produção é fruto de 20 dias de convivência com a parlamentar, que já foi eleita vereadora três vezes consecutivas do município de Colônia do Piauí e vice-prefeita da cidade entre 2004 e 2008.
Foto: Google Images

Na sexta-feira(29), além da exibição do documentário “Anjo de Chocolate” os presentes puderam discutir ideias acerca da produção documentarista, com o próprio roteirista, produtor, diretor e editor da produção, Clementino Junior. O documentário revela a trajetória de vida da cobradora de ônibus Sônya Silva, ex-banqueira, ex-vendedora de quentinha que tornou-se escritora e teve grande espaço na mídia quando seu trabalho foi difundido em vários programas de TV, como o Sem Censura da TV Brasil e no Programa do Jô da Rede Globo.

Clementino Junior conta que colheu material por oito anos e comemora a repercussão do documentário “Anjo de Chocolate”. “Desde 2005 comecei a me interessar pela história de Sônya e em 2011 me dei conta que tinha material suficiente para realizar um bom documentário. Nesses oito anos, sempre respeitei o espaço dela e a própria personagem foi guiando a história. A evolução da nossa intimidade durante este tempo foi fundamental para desenvolver minha produção”.
Clementino Junior no auditório da faculdade CEUT


O documentarista cita a  segurança que Sônya possui na  frente das câmeras. “Sônya tem origem humilde. Sua vida permanece a mesma, ela continua trabalhando 6 vezes por semana na empresa de ônibus como cobradora. A gente percebe o domínio espontâneo que ela apresenta diante das câmeras, em sua participação no programa do Jô, por exemplo. Sem dúvidas é uma figura midiática muito forte”, pontua.

O professor Eugênio Rego fala da importância em realizar mostra de produções audiovisuais como essa, e da parceria estabelecida com a ABD-PI. “Essa oportunidade mostra que a faculdade tem representatividade junto às entidades que produzem audiovisual no Piauí. Estamos fortalecendo mais e mais a parceria CEUT e ABD. O próprio Clementino ficou muito contente com a sua participação na mostra e com a interatividade dos meios de comunicação".

Texto e Edição: Artur Vasconcelos - Repórter/Estudante

Foto: Ianny Mesquita


Nenhum comentário: