sábado, 26 de abril de 2014

Teresina marca Dia “D” da Vacinação contra a gripe

Aconteceu hoje (26), o dia "D" de mobilização nacional da campanha de vacinação contra a gripe. Este ano, a faixa etária das crianças que precisam da imunização foi ampliada. Crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos precisam ser vacinadas, antes era até os dois anos.

Crianças menores de 5 anos têm mais vulnerabilidade para contaminar-se. Gripes e resfriados são mais freqüentes. Em virtude disso a imunização nas crianças se faz necessária. Uma gripe mal curada ou não curada pode desencadear em doenças graves como pneumonia, tuberculose ou doenças crônicas respiratórias.

Verônica Ribeiro, mãe de um menino de 3 anos e 3 meses, relata. “Não descuido quando o assunto é a saúde do meu filho, e por isso mantenho  sempre em dias o cartão de vacina dele. O vírus da gripe circula no ar e é importante se vacinar porque preveni e fortalece o organismo da criança evitando uma possível infecção”, relata.

Além das crianças, idosos até 59 anos e gestantes também devem vacinar-se. A enfermeira Phaloma Rodrigues falou do receio que os idosos tem de receber a vacina. “Nos postos de saúde há uma grande resistência dos idosos pelo fato deles relacionarem a vacina com uma gripe posterior, sendo que a vacina é feita com um vírus inativado, uma quantidade que não irá causar nenhum maléfico a saúde a quem receber a vacina”, explica.

Pessoas que têm doenças respiratórias crônicas, doenças cardíacas crônicas, doenças renais crônicas, doenças hepáticas crônicas, doenças neurológicas crônicas, diabetes, obesidade grau III, imunossupressão, transplantados e pessoas com síndrome de down também precisam ser vacinadas.

A imunização é importante porque a população que ela irá atingir é uma população muito vulnerável a complicações, pessoas que tem doenças crônicas, que já tem facilidade desencadear alguma doença respiratória ou pulmonar.

Em Teresina, a vacinação está acontecendo desde segunda-feira, 22/04, com disposição de 104 postos, em UBS’s e salas de vacinas nos hospitais da capital. A meta é imunizar 173.075 pessoas, dentre crianças, idosos e gestantes.

Lista de postos volantes de vacinação contra a gripe:
1. Riverside Shopping
2. Teresina Shopping – praça de eventos
3. Comercial Carvalho da Av. Homero
4. Comercial Carvalho da Av. Kennedy
5. Comercial Carvalho Joaquim Nelson
6. Comercial Carvalho da BR 346
7. UBS Altamira
8. Carolina Silva
9. Cerâmica Cil
10.  Chapadinha Sul

Texto: Aryadinni Leal - Repórter Agecom
Edição: Fernando Brito


Nenhum comentário: