quinta-feira, 24 de abril de 2014

Tráfico de drogas pode ser enfraquecido com a legalização da maconha

As frequentes disputas por território ocorridas em todo o país por conta do tráfico de drogas estão cada vez maiores. Órgãos de segurança pública afirmam que por conta da distribuição e acesso cada vez mais fáceis os traficantes estão “perdendo clientes” e buscam por novos espaços, para que o seu “negócio” não caia em falência.

Segundo o sociólogo e doutor em políticas públicas, Marcondes Brito, “a vantagem estaria na diminuição da violência. O que provoca a violência não é o consumo de drogas, é o tráfico de drogas, porque ele traz a ocupação territorial, o armamento, disputas pelo poder. E nessas disputas de quem paga e quem não paga, a juventude tem sido a que mais mortalmente é atingida”.

Essa busca resulta em violência, tiroteios, ocupação de policias para a pacificação que, não estão presentes somente nas grandes metrópoles, mas também em qualquer cidade que tenha gangues ou o tráfico. Mas como o Brasil teria o enfraquecimento de drogas com a legalização da maconha? Sobre isso Marcondes disse que “o Brasil ou qualquer país resolve descriminalizar qualquer tipo de substância passa a controlar e quando o Estado passa a controlar ele toma das mãos dos traficantes o que seria uma instância de poder”, afirmou.

Esse controle, segundo o sociólogo, seria uma forma de descriminalizar a maconha e, a partir disso o poder que hoje se concentra nas mãos dos traficantes seriam enfraquecidos e consequentemente controlado e diminuído. “Porque o Estado vai poder dizer quem pode e quem não pode plantar, quem pode consumir. Se isso acontecesse no Brasil, possivelmente iria enfraquecer bastante o tráfico de drogas”, disse Marcondes.

Texto: Elizianne Oliveira - Repórter Agecom
Edição: Fernando Brito

Nenhum comentário: