quinta-feira, 9 de abril de 2015

Jornalismo Colaborativo e as novas práticas de comunicação na rede foi tema de discussão no Pauta do Dia

Em forma de comemoração ao dia do Jornalista, a Agência Júnior de Comunicação da Faculdade Estácio CEUT (AGECOM), realizou no dia 08 de Abril a quarta edição da Pauta do Dia. Com o tema Jornalismo Colaborativo e as novas práticas de Comunicação na rede: podemos confiar? O evento teve como finalidade despertar o debate entre alunos e profissionais sobre as temáticas que envolvem o jornalismo e a publicidade nas redes sociais como: o trabalho da gestão de marcas e empresas, a cultura do copiar e colar (ctrl+c, ctrl+v), o profissional como formador de opinião nas redes e a produção via facebook.

“Nossa intenção é comemorar o dia do jornalista, uma data que deve ser sempre lembrada para parabenizar esses profissionais tão importantes para a sociedade. E através da temática do evento, discutir sobre essas novas formas de jornalismo, a busca de novas fontes de informação com as mídias sociais, o que é uma discussão atual e importante quanto à ética, e a responsabilidade social jornalística”; afirma Maria Helena, Coordenadora do Curso de Comunicação Social.

O evento que ocorre anualmente, contou com a participação de debatedores renomeados no jornalismo e na publicidade piauiense como: Ana Cristina, jornalista da TV Clube; Ananias Ribeiro, jornalista da TV Meio Norte; e Paulo Solano publicitário e Diretor Comercial da Adv6.

“Gosto de momentos como este, que permitem a interação de um profissional da Comunicação e do estudante. Estou impressionada com a tamanha divulgação do evento, aonde eu chegava às pessoas me perguntavam se eu iria participar da Pauta do Dia”, afirma Ana Cristina jornalista da TV Rede Clube.

Durante a palestra foram apontadas diferentes ferramentas que os veículos de comunicação utilizam atualmente para interação com o público, que vão desde a utilização de aplicativos desenvolvidos pelo próprio veículo de comunicação ou a utilização das redes sociais como Facebook, Twitter, e WhatsApp.

“As redes sociais nos auxiliam na produção. Temos diversas sugestões de pauta que nossos telespectadores nos enviam, seja pelo WhatsApp, email, ou facebook, agora cabe ao jornalista investigar a veracidade dos fatos”; explica Ananias Ribeiro, jornalista político da TV Meio Norte.
 
O debate contou com a presença de estudantes, egressos e profissionais da Estácio Ceut e de outras instituições. Para Waldelúcio Barbosa participar do Pauta do Dia é um momento de recordar o período de estudante de jornalismo e ao mesmo tempo ter a oportunidade de ouvir o que outros profissionais do mercado tenham a dizer sobre o tema abordado. “No meu tempo como estudante, participei da Agecom, conheci todo o processo para a construção e elaboração do evento, e agora vejo a oportunidade de rever os professores, colegas e ao mesmo tempo ouvir e debater com outros profissionais as novas práticas de comunicação na rede”; afirmou o egresso de jornalismo.

 Os instantes finais foram marcados por perguntas de egressos da faculdade que estão no mercado de trabalho e por estudantes e professores, permitindo assim uma interação e aproximação entre profissional e aluno.

Repórter: Jhonatan Silva
Edição de Texto: Amanda Carvalho 

Nenhum comentário: