quarta-feira, 1 de abril de 2015

Pauta do dia discute redes sociais em sua terceira edição

No dia 07 de abril comemoramos o dia do jornalista.  A história conta que a data foi escolhida em virtude da morte do Jornalista Líbero Badaró, vítima de um brutal atentado à bala por denunciar desmandos e excessos na época de Dom Pedro I. Antes de morrer suas últimas palavras foram: "morre um liberal, mas não morre a liberdade". Movidos por este sentimento de liberdade, ao longo dos anos muitos jornalistas têm contribuído para o bem estar das sociedades ao cumprir a função de informar e reconstruir a realidade através de seus relatos.

Em comemoração a essa data criou-se o evento “Pauta do Dia”, idealizado pela AGECOM – Agência Júnior de Comunicação da Faculdade Estácio CEUT com o apoio da coordenação de Comunicação Social da Faculdade. O evento visa proporcionar o diálogo entre acadêmicos e profissionais da área de Jornalismo do Piauí. Para, assim, aproximar teoria e prática, envolvendo temas de amplo interesse nas diferentes áreas da Comunicação.
O Presidente da Agecom Sidney Cardoso, explica a intenção do evento e o tema que será discutido. “Nesse terceiro ano de evento, o Pauta do Dia mais uma vez dá as boas vindas aos alunos de Jornalismo, e também aos de Publicidade, visto que as temáticas abordadas são sempre definidas objetivando engajar os estudantes nas discussões acadêmicas. Desta vez o tema será “Jornalismo Colaborativo e as novas práticas da comunicação: podemos confiar?”, tratando das rotinas produtivas e do frenesi provocado pelo imediatismo das informações nas redes. ” ressaltou o presidente/estudante.

O tema busca discutir como o profissional está utilizando as mídias digitais para buscar personagens, averiguar a veracidade dos fatos e produzir conteúdo. Serão pontos de debate: a maneira como o jornalista chega até as fontes e os fatos; a preocupação em atestar a veracidade do que é publicado na rede; a dificuldade da TV transformar em imagens os relatos virtuais; a cultura do “ctrl+c/ctrl+v” e as produções “via facebook”; o profissional formador de opinião nas redes; e, frente a avalanche de dados na web, a filtragem do que é notícia. Ainda, levando em conta o intenso trabalho de gestão de marcas e empresas através das plataformas midiáticas, trabalho que pode ser realizado por jornalistas e publicitários, também será alvo da discussão a produção de conteúdo e o engajamento de público nas redes sociais.

Foram convidados para a discussão os profissionais de comunicação Ana Cristina Batista, que é jornalista da TV Clube, Ananias Ribeiro, jornalista na Rede Meio Norte e Paulo Solano, publicitário e diretor comercial da Adv6. 

O evento acontecerá no dia 08 de abril, às 18h30 no auditório da Faculdade Estácio CEUT e será aberto ao público externo, alunos de comunicação de outras Instituições, alunos egressos da Faculdade e profissionais.


Repórter: Amanda Carvalho

Nenhum comentário: