No dia 07 de abril comemoramos o
dia do jornalista. A história conta que
a data foi escolhida em virtude da morte do Jornalista Líbero Badaró, vítima de
um brutal atentado à bala por denunciar desmandos e excessos na época de Dom
Pedro I. Antes de morrer suas últimas palavras foram: "morre um liberal,
mas não morre a liberdade". Movidos por este sentimento de liberdade, ao
longo dos anos muitos jornalistas têm contribuído para o bem estar das
sociedades ao cumprir a função de informar e reconstruir a realidade através de
seus relatos.
Em comemoração a essa data criou-se
o evento “Pauta do Dia”, idealizado pela AGECOM – Agência Júnior de Comunicação
da Faculdade Estácio CEUT com o apoio da coordenação de Comunicação Social da
Faculdade. O evento visa proporcionar o diálogo entre acadêmicos e profissionais
da área de Jornalismo do Piauí. Para, assim, aproximar teoria e prática,
envolvendo temas de amplo interesse nas diferentes áreas da Comunicação.
O Presidente da Agecom Sidney
Cardoso, explica a intenção do evento e o tema que será discutido. “Nesse terceiro
ano de evento, o Pauta do Dia mais uma vez dá as boas vindas aos alunos de Jornalismo,
e também aos de Publicidade, visto que as temáticas abordadas são sempre definidas
objetivando engajar os estudantes nas discussões acadêmicas. Desta vez o tema será
“Jornalismo Colaborativo e as novas práticas da comunicação: podemos confiar?”, tratando
das rotinas produtivas e do frenesi provocado pelo imediatismo das informações nas
redes. ” ressaltou o presidente/estudante.
O tema busca discutir como o
profissional está utilizando as mídias digitais para buscar personagens,
averiguar a veracidade dos fatos e produzir conteúdo. Serão pontos de debate: a
maneira como o jornalista chega até as fontes e os fatos; a preocupação em
atestar a veracidade do que é publicado na rede; a dificuldade da TV
transformar em imagens os relatos virtuais; a cultura do “ctrl+c/ctrl+v” e as
produções “via facebook”; o profissional formador de opinião nas redes; e,
frente a avalanche de dados na web, a filtragem do que é notícia. Ainda,
levando em conta o intenso trabalho de gestão de marcas e empresas através das
plataformas midiáticas, trabalho que pode ser realizado por jornalistas e
publicitários, também será alvo da discussão a produção de conteúdo e o
engajamento de público nas redes sociais.
Foram convidados para a discussão
os profissionais de comunicação Ana Cristina Batista, que é jornalista da TV
Clube, Ananias Ribeiro, jornalista na Rede Meio Norte e Paulo Solano,
publicitário e diretor comercial da Adv6.
O evento acontecerá no dia 08 de
abril, às 18h30 no auditório da Faculdade Estácio CEUT e será aberto ao público
externo, alunos de comunicação de outras Instituições, alunos egressos da
Faculdade e profissionais.
Repórter: Amanda Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário