quinta-feira, 14 de maio de 2015

A crise vista pelas emissoras brasileiras de televisão

Redução no corte de funcionários, mão de obra terceirizada e novidades relativamente razoáveis permeiam o meio televisivo.  A crise econômica está em toda parte e afeta todos os bolsos. Esse reflexo é visto também nos meios de televisão, que engloba boa parte da audiência.

Celebrando com bom estilo e um padrão que foi construído há cinco décadas, a TV Globo esta apresentando uma programação diversificada com novos, repaginados, enlatados e adaptados programas para talvez mostrar que a crise ainda não se instalou nos cofres da emissora.

O SBT aposta nos dramalhões mexicanos como novelas, séries norte americanas ou adaptações de tramas feitas pela própria emissora em um tempo não tão distante. Caso recente é da reprise da trama infantil ‘Carrossel’ e o clássico ‘Chaves’.
Terceirização, demissões e contratações de peso tornam a realidade da TV Record duvidosa e preocupante.  Quase 5000 funcionários foram demitidos nos últimos meses e a última baixa foi em parte da equipe e elenco da trama “Vitória” e do departamento jornalístico da emissora por isso cenário e produções estão sendo terceirizados.  Essas parcerias são cada vez mais usadas como plano B de todas as emissoras para contenção de gastos só que dessa vez a situação é diferente.

Ainda pegando carona na TV Record, a emissora tenta mostrar fôlego para os telespectadores. Programas como o da Sabrina, ‘Hora do Faro’ e ‘Legendários’ receberam carta branca para usar e abusar da criatividade e receberam até verbas com o objetivo de aumentar a audiência e, é claro, aumentar o faturamento. E o maior triunfo tanto da própria emissora quanto para a história da TV brasileira foi à contratação da apresentadora Xuxa Meneguel, que claro, receberá um salário bem mais inferior do que na antiga casa, a Rede Globo, porém terá uma liberdade extra na nova casa.

O que se percebe é que nem tudo parece o fim, com a magia da TV as coisas se desenrolam assim como um bom final de novela.

Colaboração: Antônio Filho
Edição de Texto: Amanda Carvalho

Um comentário:

Caio Abreu disse...

Tirando o da Record, os demais logotipos desatualizados. Fail.