quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Fotojornalismo: o mundo através das lentes



                        

          Como uma profissão que exige sensibilidade visual, espacial, social, cultural e principalmente sagacidade, o fotojornalismo é um ramo desse “mundo” de profissionais formadores de opinião que vem despertando muitos interesses e que apesar de por vezes se mostrar cansativo e estressante, encanta e apaixona muitos dos que se aventuram nesta área. 

     

          A fotografia encontra nos cidadãos um caminho aberto para invadir cada vez mais suas vidas. Nas páginas de revistas e jornais, a presença dela é sempre esperada, trazendo as imagens das notícias do dia, agregando vida, fatos e emoções ao instante retratado. É ela que nos induz à leitura e lembrança dos fatos, sendo capaz de comunicar até mesmo antes e mais do que a legenda, pois como cita o ditado, imagens às vezes, valem mais que mil palavras.

           A fotografia jornalística vem alcançando um grande número de apaixonados pela profissão. Mas apesar dos encantos que o ramo causa, os profissionais dessa área enfrentam diversas dificuldades, desde a rotina que exige disputa por espaço para conseguir os melhores ângulos e as poses mais inusitadas, resultados diários e a pressão do momento único ao pouco espaço no mercado de trabalho, desvalorização e má remuneração.
Brito Jr
          Para o fotojornalista João Brito Júnior, formado em jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) há cada vez menos profissionais éticos e bem preparados (sensíveis) para ocupar as vagas em jornais e revista, ou até mesmo como freelancers, além de um decréscimo no número de postos de trabalho com carteira assinada. “Os jornais e revistas estão cortando gastos nesta área e optando por contratar profissionais informais ou até mesmo usar fotografias de assessorias de imprensa”, diz.
          Atuando na área do fotojornalismo há nove anos, João Brito, apesar das dificuldades pelas quais passou, se diz um apaixonado pela profissão, onde logo no início do curso de graduação, decidiu que atuaria neste ramo jornalístico. “Escolhi a profissão pelo caráter idiossincrático e pela possibilidade de conhecer um pouco mais sobre a sociedade e o homem, transferindo essas impressões para outras pessoas através de imagens”, declara.
  
          O fotógrafo, que estará ministrando o minicurso de fotojornalismo na V Semana de Comunicação da Faculdade Ceut (V Semana Comceut) que ocorre de 3 a 9 de novembro e que já passou por experiências marcantes na área, como a seleção para o Curso Abril de Jornalismo, da Editora Abril, onde trabalhou na revista Veja por 3 meses, concorrendo com outros 800 fotógrafos por uma das 5 vagas, a experiência como fotógrafo da Folha de São Paulo, onde ficou por três anos e a conquista do prêmio Bolsa FUNARTE para Desenvolvimento da Arte e Cultura, incentiva os jovens que pretendem ingressar na área e para o alcance do sucesso no ramo, aposta sobretudo na ética profissional. “Tenha senso crítico, seja ‘o chato da turma’. Tenha um imenso senso de responsabilidade, leia de tudo, se informe, assista a filmes e documentários, jornais, revistas, blogs e seja antes de tudo, ético”, diz.
          No minicurso, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a área tanto na teoria como na prática, com análise de filmes e documentários e divisão de equipes para a execução de pautas com temas atuais e as conseguintes correções e apreciações de pontos positivos. Os interessados em participar do minicurso e/ou da Semana de Comunicação, devem fazer a inscrição que já se encontra disponível na faculdade.




Confira mais fotos do fotográfo Brito Jr em seu site
Para mais  informações sobre a V Semana Comceut clique aqui

Por: Lorenna Costa - Repórter colaboradora da Semana Comceut
Imagens: Arquivos pessoal e divulgação

Nenhum comentário: