segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Brasil e Portugal pretendem fazer um filme sobre a chegada da fámilia real no Brasil


Marta Suplicy, atual ministra da Cultura quer que Brasil e Portugal façam um filme histórico sobre a ida da família real para o Brasil em 1810. “Se dom João não tivesse ido pra lá, quanto tempo ia levar para a gente deixar de ser colônia?”, perguntou a ministra.

A ideia de Marta Suplicy sobre coprodução surgiu durante viagem da ministra a Portugal, para inaugurar o centro cultural Espaço Brasil, evento este que faz parte da programação do Ano do Brasil em Portugal que  movimenta  os dois países.

“É uma ideia formidável, uma ideia magnífica”, afirmou Miguel Horta e Costa, comissário do Ano de Portugal no Brasil,realizado simultaneamente ao Ano do Brasil em Portugal, e que ouviu a ministra propor a ideia do filme na última sexta-feira (16).

Portugal enfrenta grave crise econômica, assim como todos os países europeus, o que levou o governo a fazer vários cortes orçamentários em diversas áreas, inclusive a cultural. De acordo com Miguel Horta e Costa, apesar das grandes barreiras, é possível haver condições de cofinanciamento, porque já estava prevista a produção de três filmes durante o Ano de Portugal no Brasil.Marta Suplicy também discutiu com o primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho sobre economia criativa, incentivo fiscal e financiamento da cultura.

A ministra avalia que o Brasil deve aproveitar o momento econômico de Portugal para se aproximar. “Deveríamos nos colocar numa posição facilitadora para os investimentos necessários aqui em Portugal e vice-versa”, disse a ministra defendendo a vocação brasileira para pareceria preferencial com os portugueses.

Por: Felipe Farias

Fonte e foto: Agência Brasil

Nenhum comentário: