quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Minicursos começam com participação intensa dos estudantes

Minicurso de Assessoria de Imagem
          O segundo dia da V Semana Comceut foi bastante movimentado. Durante toda a manhã estudantes e profissionais participaram de minicursos que se dividiram nos seguintes temas: Fotojornalismo, Teatro, Assessoria de Imagem, Fotografia Publicitária e Photoshop.
Minicurso de Fotografia Publicitária
          O jornalista Brito Junior, que ministrou Fotojornalismo contou um pouco de suas experiências e apresentou seu currículo. Ele comentou que existe uma diferença entre foto ilustrativa e fotojornalismo. “Muitas pessoas confundem, mas são duas coisas distintas”, afirmou. Ele explica que fotojornalismo é uma prática do jornalismo por meio da linguagem fotográfica em substituição a linguagem verbal.
          Profissional de personalidade forte e diferenciada, Brito diz que é preciso conhecer muito sobre filosofia, história e assistir bastante filme e documentário. “O segredo é se conhecer primeiro para depois ver as coisas ao seu redor”, pontuou.
Minicurso de Fotojornalismo
          No minicurso de Teatro, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas teatrais para desenvolver o grau de coordenação motora e desenvoltura para se portar diante do público. A professora Norma Soely, responsável pela apresentação, avaliou como positiva a participação dos alunos quanto a realização das atividades. “Os alunos estão bem participativos mesmo saindo de um momento de expectativa de início do minicurso”, falou.
Minicurso de Fotografia Publicitária
           Outro minicurso bastante prestigiado é o de Assessoria de Imagem ministrado pela Jornalista Ana Flávia Soares que trabalha como assessora de comunicação na prefeitura de Teresina. Ela priorizou por estudos de casos com simulações e participações dos estudantes. Ana destacou a relação entre assessor de comunicação – imprensa – e assessorado. A jornalista ensinou aos que alimentam  interesse em trabalhar como assessor que a verdade deve sempre ser dita, até mesmo quando o assessorado estiver envolvido em algum escândalo, mas nesses casos é preciso ter cautela. “A verdade cabe em qualquer lugar, depende da maneira que ela é dita”, disse. 
Minicurso de Teatro
          O fotógrafo Jean Zulk ministrou o minicurso de fotografia publicitária. Ele falou de técnicas básicas da fotografia como abertura, velocidade e isso (sensibilidade da câmera). Zulk contou para o blog da AGECOM que desenvolveu sua aula baseada nas necessidades de cada participante "eu criei um programa baseado nas necessidades de cada um, falando de teorias básicas de fotografia", comentou.
          O minicurso de Photoshop apresentado por Antônio Lopes foi totalmente prático. Usando exemplos, ele ensinou que é preciso fotografar já pensando em como editar. Professor do Sesc/Senac, Antônio Lopes é especialista em edições gráficas.
          Os minicursos acontecerão até quinta-feira no turno da manhã.

Texto: Weslley Paz - Repórter colaborador

Nenhum comentário: