quinta-feira, 21 de março de 2013

Dilma Rousseff foi a primeira chefe de estado recebida pelo papa Francisco

Tragédia de santa maria e politica de combate a pobreza foram uns dos assuntos do encontro  entre Dilma Rousseff e o papa Francisco.
 
       O novo Papa, Francisco, se disse comovido com a tragédia de Santa Maria no encontro que ocorreu ontem(20), com a presidente Dilma Rousseff . Segundo a presidente, Francisco elogiou com força e ternura, a forma como o Brasil reagiu à tragédia que aconteceu no dia 27 de janeiro, deixando 241 mortos. "Eu fiquei muito comovido com a questão que ocorreu em Santa Maria. Eu acho que a gente tem na vida que demonstrar força e ternura'”, contou o papa  à presidente.

 



          Na madrugada do dia 27 de janeiro, um incêndio atingiu a boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Além dos 241 mortos, várias pessoas, na sua maioria jovens, ficaram feridas e muitas delas até hoje precisam de ajuda médica. A tragédia comoveu o Brasil e teve repercussão internacional.Em seguida, Dilma se disse impressionada com o estilo do papa. “É um papa muito modesto”, pontuou a presidente. “Eu acho que ele será um papa muito importante”, completou.

        Ainda na  conversa com  Dilma Rousseff, o papa Francisco demonstrou conhecer a política de combate à pobreza e à fome desenvolvida no Brasil. Dilma reiterou que a prioridade do papa é dar assistência aos pobres e mais frágeis, tema que Francisco ressaltou em seus sermões desde que foi eleito papa no último dia 13. “O papa é extremamente carismático e tem um compromisso com os pobres, o que torna a relação com o Brasil muito importante porque o governo brasileiro vem, nos últimos dez anos,  focando a questão da superação da pobreza”, ressaltou a presidente.

           “A conversa foi muito boa e muito interessante. Fui a primeira a ser recebida depois da intronização [que marca o início do pontificado]. O papa, inclusive, disse: 'Você pode falar porque é a primeira vez que estou recebendo uma pessoa aqui.” Dilma informou que o papa entende bem o português e fala uma mistura do idioma com o espanhol. “Ele fala portunhol, como nós”, brincou. Ela se disse impressionada com o carisma de Francisco. “Ele é um papa normal”, ressaltou.

Nenhum comentário: