quinta-feira, 21 de março de 2013

Maior réptil voador da America do Sul é encontrado no Brasil

          Hoje onde é a região semiárida do pais, na divisa entre os estados do Piauí, Pernambuco e Ceará, na Chapada do Araripe, há 110 milhões de anos atrás, além de ficar muito mais próxima do mar, também  foi terra de grandes répteis voadores de cerca de 8,5 metros de comprimento de uma asa a outra. A descoberta de 60% de um fóssil desse animal, em boa conservação, foi anunciada hoje pelos cientistas do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

          O trabalho dos brasileiros foi publicado nesta semana, pela Academia Brasileira de Ciências. A partir de sexta-feira (22), uma réplica do pterossauro, nome do animal encontrado pelos pesquisadores da especie Tropeognathus cf. mesembrinusserá exposta na sala de paleontologia do Museu Nacional, que abriga uma exposição desses animais, com peças originais.
          O pesquisador Alexander Kellner explica que a descoberta quebra o entendimento de que os grandes répteis voadores da região eram alguns milhões de anos mais recentes."Pensava-se que os répteis voadores gigantes existiram apenas a partir de 72 milhões de anos atrás, mas a descoberta prova que os grandes pterossauros eram mais antigos e mais comuns do que se imaginava para a Chapada do Araripe" ressaltou Kellner. 
Texto: Felipe Farias - Repórter / Estudante
Fonte: Agência Brasil
Imagem: Divulgação

Nenhum comentário: