quarta-feira, 13 de março de 2013

Francisco I, um papa conservador e jesuíta

Foto Divulgação
          As expectativas foram confirmadas e eis que a Igreja Católica escolhe seu primeiro papa latino. Seu nome é Jorge Mario Bergoglio, bispo de Buenos Aires, Argentina. Com 76 anos, o nome que o papa argentino escolheu foi Francisco I.
          Jorge Mario Bergoglio é conhecido por ações de combate ao conservadorismo e contra o kirchnerismo. Costuma apoiar programas sociais e a desafiar publicamente políticas de livre mercado. 
         Em sua primeira aparição, Francisco I falou do desejo de o caminho que hoje se inicia seja frutuoso para que a evangelização seja difundida. Além disso, pediu que a igreja reze para que Deus o abençoe.
          Francisco I enfrentará desafios em seu pontificado. Em sua renúncia, Bento XVI deixou assuntos pendentes que deverão entrar em pauta para uma futura e indecisa reformulação da igreja. Além das denúncias de corrupção e prática de sexo dentro das fronteiras do vaticano, debates como casamento gay, eutanásia, aborto e padres poderem casar e constituir uma família são os primeiros desafios que Francisco I deverá enfrentar.
          A escolha do novo papa foi muito rápida, comparada a outros conclaves que duraram meses e até anos. O último, porém, durou pouco mais de vinte e quatro horas.
         Mas, para quem o conhece e já ouviu suas homilias e declarações, Francisco I já falou ser contra muitas mudanças que o mundo deseja. Só o tempo dirá qual será o futuro da Igreja.

Texto: Fernando Brito - Repórter / Estudante

Nenhum comentário: