quarta-feira, 10 de abril de 2013

Jornalismo Cultural foi a "Pauta do Dia"

O tema abordado dá início ao Projeto “Pauta do Dia” que reuniu alunos do curso de comunicação social da Faculdade CEUT e profissionais do Jornalismo Cultural

          A AGECOM, Agência de Comunicação Júnior da Faculdade CEUT, lançou nesta terça-feira (09) o Projeto "Pauta do Dia" com o tema Jornalismo Cultural, que reuniu alunos do curso de comunicação social da Faculdade CEUT, nas modalidades Jornalismo e Publicidade, bem como professores da instituição, profissionais da área e convidados. O evento foi realizado no auditório da IES, no horário das 19hs, em comemoração ao Dia do Jornalista.
Luana Sena, Isabel Cardoso, Eugênio Rêgo e Anuncha Melo
em debate sobre o tema Jornalismo Cultural

          "O Projeto Pauta do Dia é um projeto inovador idealizado pela AGECOM com o objetivo de reunir profissionais do jornalismo para fomentar um debate sobre determinado tema que está em discussão na sociedade ou no mercado de trabalho comunicacional jornalístico. A ideia, é que o projeto tome força e aconteça periodicamente",  indagou Fernando Brito, integrante da AGECOM a um ano, hoje editor e repórter da Agência Júnior.

           Para o debate foram convidadas as jornalistas Isabel Cardoso, Anucha Melo e Luana Sena, que levantaram discussões sobre o tema proposto pelo bate-papo em forma de mesa-redonda, sob a mediação do jornalista e professor do CEUT, Eugênio Rêgo, o debate foi aquecido. Isabel Cardoso e Anucha Melo são graduadas pela UFPI. Isabel iniciou no Jornal Estado e atualmente exerce a função de editora cultural na rede Meio Norte, Anucha contribui com o Jornalismo Cultural na TV e com a mídia impressa. Luana Sena é aluna egressa da Faculdade CEUT e atualmente trabalha na Revista Revestrés, revista essa reconhecida no Estado do Piauí pela divulgação de temas culturais.

          No debate Anuncha Melo foi enfática ao dizer que o profissional especializado em Jornalismo Cultural precisa associar sociedade e cultura, pois não é apenas o intelectual que a faz, mas a sociedade também. Pode-se observar ainda que esse processo de construção da cultura na notícia é de constante aprendizado e que é necessário muita paixão para que por intermédio da divulgação cultural o público absorva conhecimento, valorize e respeite o patrimônio regional. “O público é exigente, por isso, a produção tem que ser de qualidade. O erro do profissional do jornalismo é inevitável, mas o trabalho reconhecido é a maior glória”, pontuou Isabel Cardoso.

          O Jornalismo Cultural consiste na divulgação de trabalhos voluntários, atividades culturais, iniciativas do governo e principalmente concede aos profissionais da área a oportunidade de mostrarem seus trabalhos. Isto é fundamental, pois muitos profissionais especializados, por intermédio da cultura, conseguem de forma efetiva educar a sociedade.

          Na ocasião, alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) fizeram a divulgação do Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação – Enecom.

Texto: Jonalisa da Costa - Repórter / Estudante
Edição: Fernando Brito
Imagem: Camila Fortes

Um comentário:

LEON KOSTA, "-São Paulo " disse...


A princípio, pode transparecer uma matéria corriqueria , mas fazendo uma analítica triangular, cultura, educação e comunicação !! vemos uma matéira de máxima importância para toda sociedade brasileira, vemos que são pilares e essências para uma sociedade que almeja estar entre os paises do primeiro mundo...!
Parabens CEUT !!