segunda-feira, 1 de abril de 2013

Dia da Nutrição

          É comemorado nesta segunda-feira (01), o dia da nutrição, a ciência que estuda, investiga e controla a relação do ser humano com o alimento para preservar a sua saúde.

          Segundo Márcia Maria Almendra, nutricionista formada pela Universidade Federal do Piauí - UFPI e apaixonada por alimentação desde criança, o ramo de trabalho melhorou bastante desde a época de sua formação, ocorrida em 1996. Ela diz perceber que "as pessoas andam se preocupando mais em ter uma boa alimentação, por isso, hoje a nutrição tem uma grande importância na vida das pessoas proporcionando uma vida mais saudável e melhor qualidade de vida". Hoje, Márcia Maria é fonte de inspiração à filha, Gabriela Dimitria, que segue os passos da mãe na mesma profissão.

          Na parte clínica, o nutricionista planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, restaurantes de empresas comerciais, creches, escolas, asilos, spas, hotéis, empresas de serviço de bufês e congelados. Também  prescreve dietas a pacientes, adapta a alimentação aos tratamentos clínicos, formula dietas para emagrecimento e qualquer outro tipo de patologia. Promove a reeducação alimentar, gerencia bancos de leite humano e lactários.


          Em se tratando de gastronomia, o trabalho do nutricionista é controlar a qualidade da cozinha e as condições de higiene de restaurantes, além de  elaborar cardápios. Já na área de desenvolvimento de produtos, os graduados em nutrição, pesquisam e desenvolvem produtos para a indústria alimentícia, fazendo testes culinários e degustação dos pratos, e ainda prestam consultoria a empresas do setor de alimentos.
          Isso é só um pouco das áreas de atuação desses profissionais. O salario inicial de acordo com a Federação Nacional dos Nutricionistas, é de R$ 1.578,43, com uma carga horária de 44 horas semanais.

ENTREVISTA
         A equipe da AGECOM, conversou com a discente do sétimo período do curso de nutrição do Centro de Ensino Unificado de Teresina - CEUT, Iara Melo, que recebeu no último dia 14 do mês de março, o certificado de mérito acadêmico (prêmio concedido pela Faculdade CEUT aos alunos que obtiveram média igual ou superior a 9,0 referente ao segundo semestre do ano anterior).

Iara Melo recebendo o prêmio de Mérito acadêmico
da coordenadora do curso de Nutrição, professora Lília Monteiro .

AGECOM: Por quê Nutrição?

Iara: Bom eu queria uma área relacionada à saúde. Queria muito Medicina, mas não deu certo e aos poucos fui percebendo que realmente eu não me identificava com o curso (medicina) então fui procurar outro na mesma área e  o que mais me identifiquei foi nutrição. Passei para engenharia de alimentos no CEUT e para enfermagem na UESPI, e então fui ver o que realmente queria para o meu futuro. Que fosse uma profissão que eu realmente gostasse. E assim comecei a ler sobre nutrição. Foi amor logo de início. Não me arrependo mesmo de ter escolhido esse curso. A parte engraçada é que amei tanto o curso e falei tanto do curso para duas amigas que elas acabaram por estudar no CEUT, também fazendo nutrição (risos).

AGECOM: Como você ver o mercado de Nutrição em Teresina?

Iara: Olha, eu vejo a nutrição como uma área ainda muito restrita, porém de grande importância e que tende muito a crescer. A maioria da população, hoje, tem problemas relacionados à má alimentação com hábitos alimentares errôneos. Antigamente, a desnutrição era presente e só se ouvia falar em desnutrição. Hoje o assunto é obesidade. Então a Nutrição é uma área que tende a crescer muito e, hoje em dia, em todo lugar onde o trabalho é diário, e necessita de alimentação, ali há a exigência de um profissional de nutrição, até mesmo para a implantação de boas práticas de fabricação, de higiene e controle dos alimentos.

AGECOM: Você disse que o mercado de Teresina é meio restrito, por que você acha que há esse problema?

Iara: Assim como o médico, o nutricionista deveria ter especializações. Por exemplo, têm nutricionistas que atendem todos os públicos: gestantes, idosos, crianças, adultos.
Mas cada faixa etária tem suas particularidades, seus métodos. Então, contratam por exemplo três nutricionistas para uma clínica, sendo que a necessidade é maior, caso fosse pensar no público-alvo. O nutricionista fica sobrecarregado demais, por exemplo, em um hospital de grande porte que fornece 1000 refeições/dia, para o trabalho de duas nutricionistas, pois fazer cardápios, analisar e verificar higiene, é um trabalho minuncioso, assim acaba que em um dos pontos ou vários, fica sem essa verificação. As especializações que citei é em relação ao público, pois especializações que o mercado oferece estão só na área clínica. Se houvesse especialização para a nutrição da gestante, da criança e outros, seria muito mais eficaz.


AGECOM: Qual a importância da nutrição na vida das pessoas?

Iara
: Tomando como base a pergunta passada, vejo que uma alimentação, do ponto de vista nutricional, adequada e equilibrada vai fazer com que além de mais disposição para realizar as atividades diárias, o simples fato de sentir-se bem consigo mesmo e com o próprio corpo, gera uma sensação de prazer que seria associada ao bem estar. Então, além de poder desempenhar todas as funções do dia a dia com energia necessária e que provém dos alimentos, você tem aquela sensação de bem estar e ainda previne doenças, pois hoje o quadro de DCNT (doenças crônicas não transmissíveis) é muito alarmante, isso tudo por causa de uma alimentação inadequada e do sedentarismo.

A Faculdade CEUT oferece o Curso Bachalerado em Nutrição, com duração de 4 anos. Saiba mais sobre o curso 
clicando aqui.

Aqui também  vão alguns de links de cálculos referentes a nutrição:

Para mais informações sobre nutrição
clique aqui.

Texto: Felipe Farias - Repórter / Estudante
Edição: Fernando Brito
Fontes: Federação Nacional dos Nutricionistas e Guia do Estudante
Imagens: Arquivo Pessoal e Divulgação

Nenhum comentário: