quinta-feira, 4 de abril de 2013

Teresina entra em estado de alerta para H1N1

O número de casos na capital chega à 25 e a vacina da gripe ainda não chegou para a campanha de vacinação

           A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí declarou nesta quinta-feira (04) que o Piauí está em estado de alerta devido a um considerável aumento de casos relacionados à Influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína. O órgão notificou que, só esse ano, o número de casos de gripe suína já chegou a 25 na capital piauiense.

          Por mais que a declaração de alerta tenha sido divulgada, a assessoria de comunicação da Fundação Municipal da Saúde de Teresina informou que as doses da vacina ainda não chegaram na capital.

          Como acontece anualmente, o Ministério de Saúde já anunciou que a campanha de vacinação será realizada entre os dias 15 e 26 de abril, sendo o dia 20 de mobilização nacional. Com o slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, a meta da campanha é atingir cerca de 576.986 piauienses e 39,2 milhões de brasileiros. A vacinação atinge pessoas com mais de 60 anos, indígenas, profissionais da saúde, crianças entre 6 meses de vida e 2 anos, gestantes, grupos de portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais que requer cuidado maior, além da população privada.

          Para evitar o contágio e a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda que cobrir o nariz e a boca com um lenço ao tossir, evitar locais com aglomeração de pessoas e contato direto com pessoas contaminadas, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, lavar as mãos frequentemente com água, sabão e álcool, procurar um médico quando surgir sintomas e não tomar medicamentos sem prescrição médica.

          Os sintomas são bastante semelhantes com a gripe comum, por isso, quando surgirem os sintomas é preciso consultar um médico.

Texto: Fernando Brito - Repórter / Estudante
Fonte: Secretaria  Estadual de Saúde do Piauí
Imagem: Divulgação Ministério da Saúde

Nenhum comentário: