segunda-feira, 15 de abril de 2013

Teresinenses reclamam que sabem pouco sobre recadastramento biométrico

“A informação sobre o recadastramento está sendo vaga”. Reclamou a eleitora Maria do Amparo Moraes que diz desconhecer o novo processo eleitoral.


Fila para recadastramento biométrico. Foto: Camila Fortes.
          Desde o dia 15 de março o recadastramento biométrico está sendo realizado em todo o país, para que nas eleições que se aproximam os eleitores possam votar através da nova tecnologia: a votação através das impressões digitais. Teresina é um dos sete municípios que entram na lista de municípios do estado do Piauí, que entra na fase de testes.
          Apesar da ampla propaganda de massa na TV muita gente ainda desconhece o novo processo. Segundo o que reclamou a eleitora Maria do Amparo Moraes, “a informação sobre o recadastramento está sendo vaga”. Ela ainda disse que “se não tivesse procurado e perguntado para as pessoas, eu não saberia do recadastramento. Há alguns dias atrás, eu passei em frente à 2ª zona eleitoral e vi a fila. Decidi perguntar para saber o que estava acontecendo e fui informada da situação”, completou.
          Muitas pessoas ainda não tiveram a oportunidade de saber do processo, ainda mais por não ser tão divulgado nos canais nobres de televisão. Para que seja possível, é necessário que o eleitor tenha em mãos o cópias e originais dos documento RG, CPF, comprovante de residência atual e, se possível, o título de eleitor. O tempo de espera no processo de recadastramento dura em torno de 10 minutos se for feita na 63ª zona eleitoral, localizada no bairro Ilhotas, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados de 8h às 12h. Diante da baixa procura pelo processo, que antes era exigido que o eleitor fosse no mês de seu aniversário, a Justiça Eleitoral decretou que agora podem ir em qualquer data.
          Além da capital Teresina, atualmente, o recadastramento biométrico está sendo realizado nos municípios de Nazária, Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Oeiras e José de Freitas. O que corresponde a 30% do eleitorado do Estado do Piauí.
          O processo se constitui em três etapas: o recolhimento dos documentos e cópias, em seguida, ocorre a triagem – etapa na qual os fiscais verificam a documentação do eleitor – e, posteriormente, é coletada as digitais junto ao registro de foto do eleitor. Ainda é possível um agendamento, que pode ser realizado pelo site do TRE-DF ou pelo telefone 3048-4000, de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h.

Texto: Camila Fortes - Repórter Estudante
Edição: Fernando Brito

Nenhum comentário: